Estudantes do Centro de Educação Infantil do Centro de Educação Infantil (CEI) da Vila Paraíso participaram de formatura, que representou a passagem para o ensino fundamental. A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, lembra que mais de 1 mil alunos vão para o ensino fundamental em 2024. A formatura foi realizada em uma casa de eventos do Bairro Seriema em Caxias (MA).

“Com essa formatura eles já vão para o ensino fundamental, e já vão sabendo ler. Os livros de educação infantil tem ajudado cada um deles. Ao todo na educação infantil temos mais de 6 mil. Acreditamos que mais de 1 mil mude para a educação infantil”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Além da parte psicomotora, os alunos aprendem na educação infantil, o brincar, a interação com o outro, além do letramento. A maioria já saem lendo e escrevendo, resultado de um trabalho conjunto que dá frutos e colabora com a melhoria na qualidade do ensino. O Centro de Educação Infantil conta com mais de 200 alunos.

Essas crianças são preparadas desde os três anos. E, desde cedo os alunos são preparados para este momento. Eu sou professora do Infantil V e estou agradecendo a todos. Temos alunos que já sabem ler, e essa festa é o ápice. A gente fica triste porque eles vão para outra escola, mas é o novo ciclo para eles”, disse Graça Miranda, professora.

“Os alunos estão mudando de etapa e estão com aprendizagem consolidada, vão para o ensino municipal mais preparados. Nós temos alunos da educação infantil que já sai lendo”, destaca Carla Costa, integrante da Semect.

“A gente percebe que eles conseguiram realmente entender o significado desse momento para a vida deles. A gente trabalhou o ano todo, repassando para eles, que era o último ano deles com a gente, todos estão sabendo que marca o fim da modalidade da educação infantil. Então, a partir de 2024 eles estão adentrando o ensino fundamental”, disse Eurides de Oliveira, gestora do CEI Vila Paraíso.