A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Centro de Convivência do Bairro Salobro, em parceria com o Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus Caxias (MA), realizou o minicurso de Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos para o público que frequenta o equipamento socioassistencial.

O minicurso promovido pelos alunos do Curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFMA Caxias, leva capacitação ao público que frequenta o Centro de Convivência Salobro, sobre boas práticas de manipulação de alimentos e higiene pessoal. Os assistidos tiveram acesso aos conhecimentos de microbiologia e contaminação de alimentos por meio de agentes químicos, físicos e biológicos, doenças transmitidas por alimentos e preparação de receitas culinárias por meio do reaproveitamento de alimentos.

A falta de boas práticas de higiene e segurança de alimentos no preparo, manuseio, armazenamento e distribuição dos alimentos é a principal causadora das doenças transmitidas por alimentos. Atualmente, as doenças de origem alimentar são reconhecidas como um problema de saúde pública de abrangência mundial, contribuindo para uma parcela considerável da morbi-mortalidade geral da população. Além dos problemas sérios à saúde, a falta de higiene e segurança de alimentos contribui para a diminuição da produtividade, perdas econômicas e gastos com saúde pública.