A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico entregou nessa sexta-feira (29), a certificação aos 79 selecionados no edital de Fomento do audiovisual e certificado aos 244 selecionados no edital de Premiação da Lei Paulo Gustavo. A entrega ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, no edital de Nº 5/2023, o objeto foi a seleção de projetos culturais de Audiovisual para receberem apoio financeiro nas categorias descritas no Anexo I, por meio da celebração de Termo de Execução Cultural (Anexo III), com o objetivo de incentivar as diversas formas de manifestações culturais do município de Caxias (MA).

Já o edital de chamamento Nº 6/2023 – Premiação para agentes culturais com recursos da Lei Complementar Nº 195/2022 para demais áreas da cultura do município de Caxias (MA). O objeto deste Edital foi a seleção de agentes culturais de demais áreas culturais, exceto audiovisual, que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do município observadas as categorias descritas no Anexo I.

ABAIXO O RESULTADO DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 05/2023 – AUDIOVISUAL NAS CATEGORIAS:

1. CURTA-METRAGEM: FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO;
2. LISTA DE CLASSIFICADOS E SELECIONADOS PARA O SALDO REMANESCENTE – CURTAMETRAGEM: FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO;
3. CATEGORIA: VÍDEOCLIPE/VÍDEODANÇA;
4. CATEGORIA: FILMETE;
5. CATEGORIA: SALAS DE CINEMA;
6. CATEGORIA: CINEMA ITINERANTE OU CINEMA DE RUA;
7. CATEGORIA: CAPACITAÇÃO, FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO EM AUDIOVISUAL;
8. CATEGORIA: APOIO A CINECLUBES.

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 6/2023 – PREMIAÇÃO, O RESULTADO CONTEMPLOU AS CATEGORIAS:

1. ARTE DE PERIFERIA, HIP HOP, REGGAE ;
2. ARTES PLASTICAS E VISUAIS;
3. ARTESANATO;
4. BLOCOS TRADICIONAIS E ESCOLAS DE SAMBA;
5. COMUNIDADES TRADICIONAIS;
6. CULTURA POPULAR;
7. CULTURA VIVA (PONTO DE CULTURA E PONTO DE LEITURA);
8. DANÇA;
9. GASTRONOMIA LOCAL;
10. LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE;
11. MESTRE E MESTRAS DE TRADIÇÃO ORAL;
12. MÚSICA;
13. TEATRO.

“Esse incentivo é de muita importância, porque graças ao nosso prefeito e a Secretaria de Cultura, e as nossas deputadas esse recurso veio para o nosso município, beneficiando a cultura do nosso município”, destaca Ivan de Oxossi, coordenador da Igualdade Racial em Caxias (MA).

“É um incentivo muito grande, ficamos lisonjeada. É um incentivo muito grande para a nossa cultura”, disse Eliane Cristina, produtora cultural.

“Nós aderimos à Lei Paulo Gustavo, preparamos os projetos, conclamamos os fazedores de cultura para explicar e tirar todas as dúvidas à luz da aplicação da Lei. E, hoje nós concretizamos com o pagamento aos produtores e fazendo a cultura acontecer”, disse Léo Barata, Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Essa premiação é um pontapé para entrarmos 2024 da maneira correta, empreendendo e fazendo a cultura acontecer”, frisa Francyane Barradas, produtora cultural.

“É uma coisa muito especial para o produtor cultural. E, para mim é só felicidade. Eu agradeço ao Secretário de Cultura e ao Prefeito de Caxias”, lembra Mario Pereira, produtor cultural.

“É importante porque o movimento Reggae está sendo reconhecido, estamos muito felizes”, lembra Rod Rutts, representante do Reggae.

“Não há nada melhor do que finalizar o ano do que com o repasse desse recurso para os selecionados na Lei Paulo Gustavo. Saio muito feliz daqui, porque somos sabedores porque o recurso do Governo Federal está sendo repassado aos produtores culturais em Caxias”, frisa Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).