A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), realizou uma visita técnica à UIM Hélio de Sousa Queiroz, no bairro caldeirões. O objetivo da visita é fazer análise da instituição de ensino e realizar melhorias para implantação da primeira Escola em Tempo Integral do município.

“É a primeira escola do município que está sendo contemplada com educação de Tempo Integral, a aceitação é ótima por parte da comunidade, pela gestora e professores, é uma inovação. Sempre falamos que tudo que é bom a gente tem abraçar, eu estou muito feliz por essa escola ser a escolhida. Essa é a primeira escola do município a ser contemplada com Tempo Integral. Agradecemos a secretária de Educação Ana Célia Damasceno, o secretário Zé Gentil Neto e o prefeito Fábio Gentil, além de toda a equipe da SEMECT que está nos acompanhando nesse andamento na escola”, destacou Francisca Rodrigues, gestora escolar.

A iniciativa vai possibilitar aos estudantes um período de 9 horas de estudo. A carga horária estendida é uma forma de permitir que os estudantes tenham mais tempo de aprendizado e conhecimentos. A visita técnica de acordo com secretário Municipal de Infraestrutura, Gentil Neto é para ampliar a escola ofertando mais conforto aos profissionais e alunos que irão passar mais tempo no ambiente de ensino.

“Com certeza será um grande avanço para o município de Caxias. A Escola de Tempo Integral irá começar a funcionar a partir deste ano, isso mostra que já começamos 2024 com tudo. A equipe da Sinfra já está fazendo o levantamento de toda escola para que possamos estar num prazo bem rápido, elaborando um projeto para apresentar para equipe da Secretaria de Educação e já poder iniciar”, disse Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

O secretário também adiantou como a estrutura da unidade de ensino será trabalhada para abrigar os estudantes com muito mais espaço. “Aqui nós iremos aumentar a quantidade de salas de aula, que serão acrescentadas mais quatro salas e três repousos. A escola também terá outro laboratório, as salas e bibliotecas serão ampliadas, será construído um refeitório, um pátio coberto e a cozinha vai receber adaptações, além da quantidade de banheiros e caixas d’água que serão ampliados, tudo isso para ter uma infraestrutura melhor, contribuindo para a educação de qualidade”, explicou Gentil Neto, secretário de municipal Infraestrutura.

Para a  secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, a educação de Caxias tende a ganhar com a nova estrutura, dando um novo salto de qualidade no ensino e na aprendizagem.

“Educação em Tempo Integral é um tipo de ensino diferenciado, claro que Caxias já faz esse trabalho de educação integral, quando nós resolvemos ampliar a rede de ensino colocando reforço escolar de português e matemática, aulas de música, aulas de robótica de informática e taekwondo, então nós já trabalhamos e implementamos a educação integral. Agora nós iremos trabalhar com a Escola de Tempo Integral. É a primeira escola em Caxias, iremos ofertar disciplinas a mais como optativas e seletivas”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

A secretária explicou ainda como vai se dá a permanência dos estudantes, professores e de todos que compõem a comunidade escolar nesse novo formato de se praticar a educação. “A criança deve ficar 9 horas dentro da escola. Então, ela vai entrar pela manhã e só vai sair no final da tarde. Claro que com toda a estrutura possível, a estrutura logística de banheiros, salas de repouso e espaço para guardar seu material, onde ele vai poder colocar seus objetos de higiene pessoal, além de vestiário específico para meninos e meninas. E, claro, o acompanhamento pedagógico”, explica.

A gestora lembra ainda de todo apoio dado pela gestão municipal, que compreende a importância desse novo passo na educação municipal. “Tudo isso é para que a criança possa ter toda logística, todo o acompanhamento pedagógico e principalmente, ser o melhor aluno da cidade de Caxias. Aqui na escola de tempo integral, junto com o prefeito Fábio Gentil,  nós fizemos desse dia de hoje um marco para conhecer o espaço com os engenheiros e arquitetos, para que eles possam pensar em tudo que a gente sonha em colocar aqui, para que esses profissionais também possam fazer isso. E, claro, o secretário Gentil Neto nos acompanhando nesse momento para que possamos transformar esse sonho em realidade”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).