A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou nessa sexta-feira (5), na Praça da Matriz, o Encontro Municipal de Reisado como parte da programação do Natal Iluminado de Caxias (MA). O encontro reuniu grupos da zona urbana e zona rural de Caxias (MA).

Comunidades como: Nazaré do Bruno, Lavras, Campo de Belém, Mulatas, dentre outras, estiveram representadas. Além disso, o público que diariamente passa pela Praça também parou para experienciar a cultura de perto, no meio do povo.

“Eu comecei em 1989 esta festa em Nazaré do Bruno, e nós temos andado por muitos lugares, e a cada ano cresce ainda mais. Todos os anos eu faço a nossa festa de todo o coração”, disse Luís Francisco, mestre de Cultura do Reisado Estrela.

O Encontro visa aproximar a cultura do Reisado das pessoas que ainda não conhecem, mas também de valorizar este fazer cultural que os mestres da cultura popular de Caxias (MA) seguem realizando e rememora todo a tradição trazida ao Brasil pelos portugueses no período colonial, que servia para catequizar os indígenas.

“Eu acompanhava o Reisado perto de casa, mas havia acabado lá, e hoje estou vendo aqui, é muito boa essa cultura”, disse José Galvão, espectador.

“É muito bonita, estou amando. Eu só ouvia falar, é a primeira vez que eu vejo”, disse Rosângela, espectadora.

A folia de Reis é uma festa que simboliza a visita dos três reis magos ao menino Jesus. De acordo com a bíblia, após seu nascimento, Jesus recebeu a visita de três reis magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Na visita, cada rei trouxe um presente — ouro, que representava beleza; incenso, para divindade e fé; e mirra, para a imortalidade.

“Nós temos grupos de Reisado de Caxias da zona urbana e rural. Em nome do Prefeito Fábio Gentil e o secretário Léo Barata, nós estamos aqui mostrando essa cultura. A zona rural tem muitos grupos: Nazaré do Bruno, Riachão, Lavras, Mulatas, Campo de Belém e outras comunidades”, disse Pelé, produtor cultural.

O festejo em honra aos Santos Reis, iniciaram em 24 de dezembro e seguem até 6 de janeiro, data da chegada dos reis a Belém, segundo a fé cristã. Em Caxias (MA), o festejo é celebrado em várias comunidades, que a cada ano seguem a tradição.

“Nós realizamos o Encontro de Reisado, que reúne peculiaridade do Reisado de nossa cidade, e também da zona rural, a exemplo de Nazaré do Bruno, povoado Riachão, Mulatas e Campo de Belém. Hoje estamos felizes porque temos uma multidão e mostrando que a cultura é a manifestação do desejo de um povo”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.