O lançamento do Programa de Cisternas, será realizado no próximo dia 25 de janeiro de 2024, no auditório da Prefeitura de Caxias (MA). O município de Caxias (MA), foi beneficiado com 400 Cisternas que serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social da zona rural.

A Comissão Municipal de Formação e Mobilização Social para convivência com o Semiárido – Um Milhão de Cisternas Rurais, foi formada e é responsável por fiscalizar e auxiliar a implantação das Cisternas no município. A Comissão é formada por cinco instituições, com duas representações cada, sendo um titular e um suplente: Associação de Moradores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA); Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Igreja católica (Cáritas), Articulação do Semiárido Brasileira (ASA-MA).

Esse é um projeto da primeira água, a água do consumo. Há uma possibilidade de sermos contemplados com o projeto de 2ª água, que água para a agricultura. Com essa comissão a gente espera que outros projetos saiam junto ao Governo Federal. Já temos alguns povoados, como o povoado Saquinho, Palestina, Pau Pombo, Conéia, Cascudo, Sapateiro, então, vamos escolher e beneficiar as pessoas que mais precisam nos três distritos“, destaca Luciana Soares, secretária da SEMAPA.

A Articulação do Semiárido Brasileiro -ASA, através da Kolping Piauí, executará o Programa P1MC (Água de Beber) no município de Caxias, contemplando 400 famílias em situação de vulnerabilidade, da zona rural.

Serão beneficiadas 400 famílias. Ainda estamos levantando as comunidades que serão beneficiadas. Estamos vendo quais as comunidades que não possuem fornecimento de água. Estamos mapeando casas que têm telhado de cerâmica. Estamos na primeira parte que é a do levantamento, a equipe vai in loco para fazer o diagnóstico nas comunidades para ver se eles se enquadram, para o recebimento da Cisterna de 16 mil livros, chamada de primeira água. Nós formamos uma comissão em Caxias, e essa comissão é que fiscaliza e auxilia a implantação das Cisternas daqui”, explica Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).