Finalizando oficialmente a programação do Natal Iluminado de Caxias (MA), ocorreu nesse sábado (6) a Queima de Palhinha e a escolha do novo Guardião da imagem do Menino Jesus do Presépio Municipal, localizado no Complexo Turístico Mirante da Balaiada. Durante o mês de dezembro de 2023, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico realizou o Natal Iluminado de Caxias com centenas de atrações.

A Queimação de Palhinhas é um evento religioso e de cultura popular realizado no Maranhão e algumas cidades de Portugal e marca o encerramento das comemorações natalinas no estado, sendo realizada no Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro. O secretário de Cultura, Leonardo Barata, falou da tradição.

“Dia de Santos Reis é o dia que todos nós desmontamos nossas árvores de Natal, e aqui em Caxias, a gente mantém uma tradição. No Presépio Municipal a guardiã do menino Jesus entrega para quem desejar ser o guardião de 2024, a imagem do Menino Jesus e hoje também é feita a queimação de palhinhas, que é tirada pela população que vai até o fogareiro e coloca ali palhinha para ser queimada, representando que está encerrando a temporada das festividades de natal”, disse, Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Marcia Borges, guardiã do Menino Jesus de 2023, falou de experiência durante o ano. “Foi maravilhoso e transformador, minha casa foi um lugar que ficou o ano inteiro com muita paz, harmonia e muitos sorrisos, foi maravilhoso. Espero que a família que vai receber também tenha um ano bom e de muita paz”, frisou.

O guardião do Menino Jesus de 2024, Pedro Sousa, destacou a sensação. “É uma alegria muito grande. A gente vem aqui com um plano e Deus faz outro no coração da gente. Eu não vinha com esse plano, mas quando cheguei aqui me bateu aquela emoção, não estava nem com pensamento em levá-lo, mas Deus me deu a licença e vou fazer meu máximo”, destacou Pedro Sousa, servidor público.