Colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nessa terça-feira (9), da abertura da Campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. A ação foi desenvolvida pela coordenação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

O evento contou com momento de palestra e dinâmica com a temática “Comunicação Não Violenta” com o psicólogo, Carlos Henrique, que destacou a importância do tema: “Estamos trabalhando a saúde mental nesse mês, iniciando o ano com esse ponta pé tão lindo. É um alerta para todos nós para trabalharmos isso, ao levantar da nossa cama cuidar de nós e dos nossos”, destacou.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Nando Fernandes, falou sobre a ação para os profissionais. “No nosso Janeiro Branco falamos sobre saúde mental e gosto de dizer que precisamos trabalhar para ter uma cultura de saúde mental, nós somos ensinados a tudo. Precisamos disso para saber viver momentos nossos para nos proporcionar a saúde mental. Esse momento, onde estamos lançando oficialmente a campanha, é em um local de atendimento e as vezes não estamos atendendo tão bem e o psicólogo trouxe isso, sobre comunicação não violenta, capacitando para escutar e para falar de uma maneira onde só fique as coisas boa”, destacou.

A assistente social, Diana Maria, participou da abertura da Campanha e lembrou a importância do cuidado com a saúde mental. “Faz muita diferença, pois nós que trabalhamos com a saúde, as vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos. Como foi dito aqui, como posso cuidar do outro, se a minha saúde mental não está legal. Então eu preciso cuidar de mim, fazendo uma reflexão de como vai ser nosso ano”, finalizou.