A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conta com uma Rede de Atenção Psicossocial à disposição, por onde as pessoas podem acessar os serviços dependendo da demanda.

UBS E AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Ambulatório de Saúde Mental no Centro de Caxias, que funciona na Rua Quininha Pires, Centro, recebem pacientes com transtornos graves e persistentes, por meio de uma demanda espontânea. Ou seja, as pessoas podem procurar por uma UBSs ou o Ambulatório a qualquer momento.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTOJUVENTIL (CAPS IJ)

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) realiza a reabilitação e reinserção de crianças e adolescentes com transtornos graves e persistentes na sociedade, ofertando um atendimento ao público de Caxias e região multiprofissional: psiquiatria, pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, assistente social, educação física e nutrição, por demanda espontânea e agendamento com os profissionais.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h na Rua Manoel Gonçalves, nº 1025, Centro.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogasl (CAPS AD) realiza a reabilitação e reinserção na sociedade de pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas. O Centro oferta atendimento multiprofissional: psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistente social, educação física, farmácia e nutrição.

O atendimento é realizado 24h, na Rua do Parnaso, n° 972, bairro Salobro.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS III

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) realiza a reabilitação e reinserção na sociedade de pessoas adultas em intenso sofrimento mental, ofertando atendimento multiprofissional: psiquiatria, enfermagem, psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, assistente social, educação física, farmácia e nutrição.

O atendimento é realizado 24h, na Rua São Francisco, n° 633, bairro São Francisco.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU)

Os pacientes em crise devem ser encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), aos serviços de pronto atendimento para serem estabilizados, e em caso de necessidade serem encaminhados para os CAPS.