A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil, Segurança e Transportes prestou apoio ao evento de derrubada, translado e levantamento do Mastro de São Sebastião nesse domingo (14). O evento faz parte da tradição católica e cultural de Caxias que acontece há 142 anos, no segundo domingo do mês de janeiro.

O Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Defesa Civil, Etinho Lemos, falou sobre o planejamento para escolha e derrubada do mastro na Reserva Ambiental do Inhamum. “Estamos aqui com responsabilidade de manter seguro o meio ambiente. A Prefeitura de Caxias nos dá todo o apoio para que a gente possa ter uma festa tranquila e sem acidentes. O planejamento é muito grande, reunimos todas as forças de segurança, além da Associação, e a gente vem até a reserva cinco dias antes para que possamos escolher o mastro ideal, para que não atinja os mananciais”, disse.

O Secretario de Segurança Público, Sargento Mesquita, falou sobre a organização para manter a segurança durante o percurso. “Fizemos uma reunião de planejamento com todas as secretarias envolvidas, e fazemos toda a organização. Hoje contamos com a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, todas as forças de segurança juntas para que transcorra sem nenhum problema”, frisou.

O vice-presidente da Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião, Ricardo Murilo, falou sobre a importância da tradição. “A tradição do Mastro de São Sebastião começou em Caxias há 142 anos e hoje damos continuidade, através da nossa associação. Agora esse Mastro também é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Caxias, é um orgulho e uma alegria para nós darmos continuidade a essa tradição importante da nossa cidade” disse.

O devoto, Jean Gardilson, carregou o mastro durante todo percurso e falou da emoção. “Só quem acompanha o mastro sabe, é muita fé. Já tenho 25 anos acompanhando e hoje sai de casa cedo da manhã. A minha fé em São Sebastião vai abençoar a mim e a nós todos”, finalizou.