Em uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), por meio do Programa Saúde na Escola e da Rede de Atenção Psicossocial, foi realizado um curso de formação com a temática: O papel da escola na promoção de saúde mental. O evento teve como público-alvo profissionais da educação da rede privada do município.

A ação foi realizada no auditório da UniFacema, nessa quinta-feira (18), e fez parte da programação da Campanha Janeiro Branco, de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional.

Na capacitação foram dadas orientações sobre a temática, além de apresentado os serviços do Programa Saúde na Escola e da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias. Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, destacou o objetivo do encontro. “Hoje nosso objetivo é contemplar os profissionais das escolas privadas do município, em relação a saúde mental. Nós vimos que esse tema está passando por grande dificuldade, principalmente para as nossas crianças e adolescentes. É uma iniciativa para que pudéssemos capacitar esses profissionais, juntamente com a Rede de Atenção Psicossocial, para que eles possam entender os sinais de alerta desses alunos”, frisou.

Shirley Almones, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre o evento. “O Programa Saúde na Escola já existe há 15 anos, e nesse momento estamos com as escolas privadas, onde nos foi procurado pois houve a necessidade de trabalharmos a saúde mental dos nosso adolescente”, disse.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Nando Fernandes, ressaltou os temas abordados na capacitação. “A escola é uma parceira onde os alunos chegam com suas demandas e onde eles passam praticamente o dia todo, então os professores tem esse contato. Nós estamos mais próximos da rede municipal, mas o professores da rede privada sentiram essa necessidade por conta das demandas que foram aparecendo. Por eles não conhecerem nosso fluxo, viemos aqui fazer um momento de capacitação, para que eles conheçam o público, identificar quais são os problemas e ver o que a escola pode fazer”, destacou.

“Essa capacitação é de suma importância, haja vista que estou há 10 anos trabalhando na rede, e a cada dia percebemos a necessidade de trabalhar a saúde mental e nos aperfeiçoando poderemos identificar as crianças com problemas de saúde mental”, finalizou a professora, Bruna Beleza.