A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico recebe em Caxias a 21° Edição do Projeto Impacto Sertão Livre, do Instituto Livres, com diversos serviços para a população caxiense. O primeiro atendimento foi realizado na escola Marly Sarney, no Bairro Itapecuruzinho, que recebeu a comunidade para a oferta de diversos serviços: médico, enfermagem, psicólogo, odontologia, farmacêutico, pediatria, dentre outras especialidades.

Nós estamos felizes com todo o desenrolar que começou em setembro, com a vinda da diretoria, quando nos procurou e procurou o Prefeito Fábio Gentil para que eles pudessem vir à Caxias. E, aqui estamos dando esse apoio logístico, porque quem ganha é a cidade de Caxias”, destaca Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Nós começamos em 2014 em Betânia no Piauí. E, a gente vem replicando em várias cidades do Piauí. Em 10 anos estamos expandindo para o Maranhão. Nós identificamos que no Piauí havia uma grande demanda por desenvolvimento social, saúde, então começamos a realizar em pequenas cidades do Estado. Os voluntários mobilizamos de várias cidades do país que investem o seu melhor para estar aqui”, explica Daniela Pires, coordenadora da Área da Saúde no Impacto Sertão Livre.

Nós estamos aqui para cooperar com as ações do Impacto Sertão Livre. Nós temos nutrólogo, pediatra, além de clínicos gerais, fisioterapeuta, assistente social, além de atendimento odontológico. É um mutirão, onde toda a comunidade foi acionada”, frisa Nyara Marques, enfermeira.

Profissionais e jovens de diversos pontos do país estão participando, se doando em prol do bem estar da sociedade, na ação missionária. Uma vasta programação será realizada em Caxias até o próximo dia 27 de janeiro de 2024.

É uma honra estar aqui servindo a Jesus, e mostrando o nosso amor para a população de Caxias”, disse Carole Pereira, médica.

É minha terceira edição no Impacto. A gente se prepara bastante para derramar na vida das pessoas. A gente é muito abençoado por vocês. É nítido o quanto vocês são carinhosos e o quanto a gente é bem recebido”, ressalta Isabela Martins, Acadêmica de Medicina – Brasília (DF).

Estou como médica voluntária do projeto Livres. É a primeira vez que participo, mas já conheço o projeto há 9 anos. Eu vim exercer o meu chamado. É um trabalho voluntário, o atendimento é gratuito. E, todo o mundo está disposto a servir”, frisa Raissa Maciel, médica voluntária Caxias (MA).

Para a população beneficiada, o momento é oportuno porque a comunidade tem acesso a diversos serviços em um único lugar.

Eu trouxe os exames para mostrar e ver se preciso de uma cirurgia”, destaca Rosenira, assistida.

Eu vim procurar um clínico geral para saber como está na saúde”, ressalta José de Arimatéia, assistido.