A campanha de vacinação contra a raiva animal atingiu 88% de cobertura canina e felina em Caxias (MA), superando a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% dos animais das zonas urbana e rural.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no período de 25 de setembro de 2023 a 11 de janeiro de 2024, foram vacinados 43.449 animais, sendo 29.076 (87%) cães e 14.373 (90%) gatos, o que equivale a 88% da cobertura.

Nossos agentes estão de parabéns por todo empenho na execução de mais uma campanha, seja nas visitas domiciliares na cidade e na zona rural como no Dia D. Esperamos que cada cidadão caxiense entenda que, por ser uma doença que não possui tratamento, a vacinação dos animais domésticos é indispensável para a prevenção da raiva”, destaca o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis.

A vacinação contra a raiva de cães e gatos é anual. Além do período de campanha, a dose está disponível durante todo o ano na UVZ, que fica localizada no bairro Campo de Belém, ao lado da Cidade Judiciária.

A raiva animal é uma zoonose, que atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após uma curta evolução, podendo causar a morte em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os humanos, quanto para os animais. A transmissão aos humanos é feita através de mordidas, arranhões e lambeduras de animas infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas.