Foi realizada nessa terça-feira (23), mais uma ação da Campanha Janeiro Roxo, de conscientização e combate a hanseníase, no bairro Volta Redonda. A atividade de busca ativa pelo bairro e de orientação sobre os sinais e sintomas da doença foi realizada por meio do Programa de Combate à Hanseniase, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O coordenador do Programa de Combate a Hanseníase, Ivo Ferro, falou da ação. “Nós estamos dando continuidade as ações que iniciamos no bairro Mutirão na semana passada. Estamos indo de casa em casa procurando pessoas que tenham alguma mancha suspeita, para que possamos estar encaminhando para a Unidade Básica de Saúde. Nós procuramos áreas que tenham pacientes que fizeram ou estão em tratamento, pois é onde há probabilidade de se achar pessoas com manchas suspeitas, devido ao contato”, explicou.

O coordenador também destacou a programação da Campanha. “Todas as UBSs tem a liberdade de fazer as suas ações, mas dentro da programação oficial na semana que vem estaremos nas UBS Brejinho, zona rural”, disse.

Maria de Nazaré, moradora do bairro, recebeu os profissionais de saúde, e falou sobre as orientações recebidas. “Pra mim, foi ótimo. Eu não sabia, e como vieram e falaram sobre a doença para gente. Graças a Deus, nenhum de nós tem essas manchas”, finalizou.