A Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por Meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa segunda-feira (22), o Seminário de Gestores Escolares 2024. Com o tema: “A dimensão pedagógica do trabalho do gestor escolar”, o evento abordou temas voltados às competências da função de gestão e suas responsabilidades. A formação foi realizada no auditório da escola U. E. M Maria do Rosário de Fátima Bezerra de Albuquerque ,no bairro São Francisco, com a participação de 121 gestores Campo e Sede.

Para Jane Selma, o momento representou uma formação necessária para os gestores. “Um encontro muito importante que participei pela primeira vez. Percebi a seriedade que a gestão educacional trata os interesses dos professores, gestores e demais envolvidos na educação. Acredito que estamos fazendo o certo que é investir em formações como essa. A visão da secretária, Ana Célia Damsceno, nesse contexto foi muito precisa. Todos ganham com ações dessa magnitude“, explicou Jane Selma.

O Seminário abordou dentre os assuntos, temas que têm a ver com os campos: pedagógico, político-institucional, administrativo, financeiro, relação com a comunidade escolar, dentre outros. Para Luzenir Ximenes, coordenadora pedagógica, a formação é uma das formas de garantir a qualidade da educação.

O Seminário teve como objetivo principal, discutir as dimensões pedagógicas, administrativa e relacional, pois o gestor trabalha com pessoas, recursos. Então, a formação foi bem assertiva“, destaca Luzenir Ximenes, coordenadora pedagógica.

A palestrante, professora Laurilene Cardoso explicou a importância do compartilhamento de temas que vão colaborar com a gestão escolar. “Estamos trabalhando as competências e habilidades que os gestores vão trabalhar ao longo do mandato deles. Essas habilidades precisam ser desenvolvidas, sejam no âmbito educacional, sejam no ambiente financeiro. É muito importante que se faça momentos como esses, pois o trabalho dos gestores é bem complexo. Então, hoje foi o início de uma série de ações que precisam ser realizadas”, destaca.

Vereadores representando o legislativo municipal também estiveram presentes, a exemplo dos parlamentares: Ricardo Rodrigues, Mário Assunção, Antônio Ramos e Charles James. “A Secretaria de educação sempre realiza grandes eventos, e esse é um importante Seminário que irá propor aos gestores e gestoras possibilidades de entender sobre recursos financeiros, sociais e humanos, ideias diferentes da gestora da pasta que inova sempre“, frisou Charles James, vereador.

O evento também contou com a presença de secretários municipais, a exemplo da Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Kiara Braga, dentre outros servidores municipais. A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), Ana Célia Damasceno, destacou a importância da qualificação dos fesgetores para entregar um serviço de muita qualidade nas unidades de ensino. “É um grande encontro que destaca a importância de alinharmos a forma de gerir de nossos gestores e gestoras, programando recursos, alinhando trabalho e desenvolvimento pedagógicos. E, a educação sempre busca inovar e buscar novas formas de melhorias do ensino, com o apoio do Prefeito Fábio Gentil”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil esteve presente ao momento de formação e garantiu que o município vai continuar investindo em educação para que os índices educacionais sejam melhorados ainda mais, mas principalmente que os filhos dos caxienses possam ser transformados pela educação que recebem e conquistem os seus sonhos.

Retornei com toda vontade de trabalhar, e um evento como esse, eu não poderia deixar de comparecer e prestigiar. Sempre coloquei a educação como prioridade e vamos continuar fazendo isso. Esse ano iremos fazer muito, por que acreditamos no ensino que transforma, e esse seminário de gestores escolares de 2024, todo esse planejamento como devemos seguir e como devemos fazer e trabalhar com humanidade e contribuindo para uma educação de qualidade e colocando em prática tudo aquilo que os gestores pensam. Em comum acordo faremos uma educação diferenciada e junto com todos os nossos gestores e gestoras vamos propiciar um ambiente para que cada gestor faça um excelente trabalho“, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).