A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), vai ofertar a 2ª Merenda Escolar. O anúncio foi feito pelo refeito de Caxias Fábio Gentil, durante a capacitação de gestores escolares. A novidade vai alcançar mais de 13 mil mil estudantes (13.221 estudantes), incluindo estudantes do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano, tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município no turno matutino, considerando a quantidade de estudantes de 2023. Vale ressaltar que a gestão municipal já fornece a 2ª merenda escolar na educação infantil, e agora será estendida aos demais estudantes.

A ação é uma forma de garantir alimentação escolar de qualidade ainda mais reforçada dentro das unidades de ensino de Caxias. Atualmente o município de Caxias conta com mais de 30 mil estudantes em toda a rede e muitas famílias são de baixa renda. A 2ª merenda escolar colabora com o esforço da gestão municipal de continuar investindo na melhoria da educação municipal.

Com mais esse investimento, além de garantir material didático, infraestrutura escolar, capacitação aos profissionais da educação, sejam professores ou gestores escolares, as crianças também terão ainda mais vitalidade para manterem-se na escola com o rendimento adequado.

“A Prefeitura de Caxias já faz isso na educação infantil, as crianças já recebem o desjejum, e neste momento estamos ampliando para o os alunos. É uma forma do aluno chegar na escola, poder se alimentar, e aí sim, seguirem para a sala de aula”, explica Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“Nós devemos ser parceiros, eu na função de prefeito e vocês na função de gestores. Este ano já autorizei a secretária que implante a 2ª merenda escolar. No desjejum, quando a criança chegar terá o café da manhã, e as 9h30 a 2ª merenda. É uma novidade que já tem na educação infantil, que vocês podem e devem anunciar”, explica Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).