Enfermeiros e técnicos de enfermagem dos Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana participaram na manhã de terça-feira (23), de um treinamento com a temática “Transfusão Sanguínea”. O objetivo foi qualificar os profissionais para realizarem hemotransfusões e prestarem uma assistência segura aos pacientes.

O evento aconteceu no Auditório da Prefeitura de Caxias, e foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e a Coordenação de Enfermagem da unidade. A enfermeira, Poliana Rocha, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade, falou sobre a ação. “A gente identificou a necessidade de atualizar os profissionais com relação aos hemoderivados e hemocomponentes, que é um procedimento recorrente no Hospital Infantil. Atendemos muitas crianças com anemia falciforme, que precisam de hemotransfusão recorrente”, disse.

A coordenadora de enfermagem do Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana, Jainara Galvão, destacou o objetivo da capacitação. “Nosso objetivo é que tenhamos nossos profissionais totalmente capacitados para todo tipo de assistência que nós oferecemos na unidade e, uma das temáticas pertinentes, é a transfusão sanguínea. Nós recebemos muitas crianças e algumas delas necessitam de fazer essa transfusão, dentro disso procuramos deixar nossos profissionais qualificados para que a gente possa proporcionar uma assistência de qualidade para a população”, frisou.

A especialista em hematologia e hemoterapia, Viviane Rodrigues, foi a palestrante responsável pelo treinamento, “A importância desse treinamento é de que eles fiquem cada vez mais familiarizado a essa procedimento, para que eles possam oferecer uma assistência de enfermagem qualificada para que os pacientes recebam os hemocomponentes de forma segura” explicou.