A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das Secretarias Municipais de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Comissão Municipal de Formação e Mobilização Social para convivência com o Semiárido (Um Milhão de Cisternas Rurais do município de Caxias e a ASA-MA) lançaram em Caxias (MA), o Programa de Cisternas nesta quinta-feira (25), no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias.

“Em Caxias nós fomos contemplados com 400 cisternas com água para consumo humano, e 60 cisternas de segunda água, onde a água é aproveitada para a agricultura. Nós formamos uma comissão municipal, e lá é feita uma escolha onde analisamos a situação de cada beneficiário para saber se essa família é adequada ou não ao edital”, disse Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).

“A gente vai levar água para as famílias que não têm água própria para consumo. Essa tecnologia que estamos implantando, onde vamos trabalhar com a primeira água, que é captada com a água da chuva, a gente ensina as pessoas a cuidar da própria água, para que a família tenha uma saúde de qualidade”, frisa Márcio Silva, coordenador do Programa de Cisternas.

“A prioridade são para famílias que não têm acesso a água ainda. Nós temos mais de 12 representantes de comunidades, para conhecer o Programa e saber como podem levar as Cisternas para sua comunidade”, disse Claudiane Silva, representante da Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ).

Tudo começou com a ASA Brasil. Nós tivemos um período sem esse programa funcionar, mas ele está de volta e Caxias está sendo beneficiada com 400 cisternas para água de consumo e 60 para cisternas com água para a produção. É muito bom esse programa”, lembrou José Picica, coordenador da ASA Maranhão.

“Hoje o Alecrim já é assistido com água. Mas temos povoados como Cofre e Jenipapeiro que tem dificuldade no acesso a água. Lá é de poço cacimbão, e tem 30 famílias que querem fazer parte”, disse Francisco Brito, grupo ambiental Parceiros da Natureza do povoado Alecrim.

O Programa Cisternas, que chega em Caxias (MA), através do Ministério do Desenvolvimento Social, será executado através da Articulação Semiárido Brasileiro e executado pelas Organizações, Centro Regional de Assessoria e Capacitação – CERAC-PI e a Obra Kolping do Piauí, vai construir 400 umidades de cisternas de água de beber (P1MC) e 60 unidades de cisternas de água de produção (P1+2) nas comunidades rurais, para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município de Caxias.

O CERAC é responsável pela implantação de cisternas de segunda água, que é a cisterna de água para produção, buscando a autonomia para fazer suas hortas. O principal critério para conseguir a segunda água é que tenha a primeira. As comunidades que não têm nem uma, nem a outra, a gente está conversando com as organizações para identificar essas pessoas que precisam, que são de vulnerabilidade social”, explicou Cristiane Machado, represente do Centro Regional de Assessoria e Capacitação – CERAC-PI.

A Secretaria se juntou com as entidades para ver quais comunidades que têm o problema, para que a gente possa minimizar essa situação no município de Caxias”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, ao lado de vereadores, secretários municipais, além de lideranças comunitárias esteve presente ao evento e garantiu que Caxias (MA) fará o que for necessário para garantir água de qualidade aos caxienses. E, que todos os esforços serão importantes para que essa missão aconteça com êxito no município.

“Nós temos cisternas de 16 mil litros e 50 mil litros. Para nós é de grande importância ver que o Governo Federal está mais próximo da comunidade, cumprindo o seu compromisso de ajudar a população mais carente. A gente continua investindo na construção de poços. Em fevereiro vamos inaugurar em torno de 5 poços artesianos, mas essa água é para o consumo, e aqui, além do consumo, tem a parte da irrigação”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).