Gestores escolares eleitos em 2023 participaram de um jantar para celebrarem conquistas e também refletir sobre a importância da educação caxiense e trabalhar a melhoria dos índices educacionais ainda mais. O momento de celebração também reforça a importância de um processo eleitoral, que garantiu que a comunidade escolar escolhesse os gestores. Ao todo 121 escolas executoras estiveram representadas.

No último dia 9 de janeiro 92 gestores eleitos tomaram posse e já passaram por formação para estarem prontos a desenvolverem suas funções em 2024. “A comunidade e os alunos estão mais engajados na educação. A democracia reinou e a gente viu, que quando se trabalha o resultado vem“, frisa Antônio Leal, gestor escolar.

“Para nós educadoras, isso dá mais credibilidade para a educação. Nós fizemos uma ótima campanha e tivemos um envolvimento da comunidade escolar. A gente com isso, faz com que a comunidade participe do processo educacional dos filhos”, disse Teresa Cristina, gestora escolar.

É um ato democrático onde a comunidade escolar pode ter o direito de escolher quem vai administrar a escola. Os alunos são os nossos objetivos para desenvolver melhor a educação”, disse Romélia Arcângelo, gestora escolar.

Esse é o papel da gestão escolar, otimizar o ensino, tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos“, destaca Marlete Silva, gestora escolar

A proposta para a realização das eleições nas escolas passou pela Câmara Municipal. Os vereadores também prestigiaram o momento de celebração. Para a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), a melhoria da qualidade da educação, também passa pela boa condução da gestão escolar.

Quero parabenizar os gestores escolares por terem sido eleitos pelos pais e pelos alunos e pela comunidade escolar. Foi uma eleição democrática, e ainda, desejar que eles desenvolvam um bom trabalho”, disse Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

Hoje estamos aqui nos confraternizando depois de uma eleição, e agora para trabalhar a educação municipal. A gestão é uma das principais responsáveis pela melhoria do IDEB de uma escola, porque é ele que orienta e coordena os trabalhos. Na verdade o clima organizacional depende do gestor escolar“, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Essa quebra de barreira entre gestores e gestão municipal, nós trabalhamos uma educação de qualidade e quem ganha são os alunos. A gente busca dialogar com os gestores, para estarmos cada vez mais próximos e nós buscamos esse fortalecimento de uma educação de qualidade no município”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).