A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Política Regularização Fundiária mobilizou nesta quarta-feira (7), o Bloco dos Doadores, uma ação que contou com doadores voluntários do conjunto Cohab na Nova Caxias (MA) e adjacências, no Centro de Referência da Juventude.

Na ocasião, autoridades públicas municipais e pessoas anônimas compareceram para se solidarizar com os caxienses que por ventura precisarem de doação de sangue nesse período do Carnaval nas unidades hospitalares de Caxias (MA).

Nós já havíamos observado com antecedência o banco de sangue do Hemomar e tivemos essa ideia de fazer essa campanha, unindo os parceiros do estado e município. Hoje são outras pessoas, amanhã somos nós que estamos precisando. Nós conversamos em academias, nas caminhadas que fazemos nas avenidas, muitas divulgaram nas redes sociais”, disse Profº Chiquinho, Secretário Municipal de Política Regularização Fundiária.

“Eu já estou aqui para fazer a minha doação para fazer a minha parte para salvar vidas. O importante que não só no período de campanha, façamos as doações. Quero parabenizar a todos por essa bela campanha”, destaca Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

O nosso bloco Boteco Vip, há 7 anos contribuímos com doações também. Além de ajudarmos a salvar vidas, a gente serve de exemplo para outras pessoas na sociedade para que possa salvar vidas. Doar sangue é um gesto nobre, salva vidas e de amor com o próximo. Fica aqui a nossa gratidão por estar ajudando as famílias que vão precisar desse sangue”, frisa Fernando Mendes, representante do Bloco Boteco Vip.

Eu faço isso esporadicamente. Sempre que o Hemomar precisa eles me ligam e eu faço doação, eles têm meu telefone. É uma campanha que deveria ser mais divulgada. As pessoas deveriam fazer esse gesto sempre para ajudar outras pessoas. Além disso, através da doação você fica sabendo como está o estado de saúde”, destaca Lafayete Cardoso, doador voluntário.

O Hemomar Caxias (MA) está localizado na Avenida Valter Brito, Bairro: Campo de Belém. Os critérios para doação de sangue são os seguintes:
• Ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 kg;
• Jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por um responsável legal;
• O doador precisa estar em boas condições de saúde e sem sintomas gripais;
• Não estar em jejum e ter dormido, pelo menos, seis horas no dia anterior;
• Evitar alimentos gordurosos por quatro horas antes e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes;
• Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
• Documento oficial com foto.

Impedimentos Temporários
• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
• Extração dentária: 72 horas;
• Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
• Apendicite, hérnia, varizes: três meses;
• Covid-19: se for assintomático, 10 dias após o teste e sintomático, 10 dias após recuperação.
• Gravidez;
• Período pós gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
• Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
• Exame de endoscopia e colonoscopia, tomografia e ressonância magnética com uso de medicamento contraste: seis meses;
• Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
• Amamentação: até 12 meses após o parto;• Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
• Transfusão de sangue: 1 ano;
• Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição);

Impedimentos definitivos
• Ter tido hepatite após os 11 anos;
• Uso de drogas ilícitas injetáveis• Malária
• Ter as seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
• Ser diabético com complicações vasculares ou em uso de insulina
• Há ainda alguns impedimentos temporários que serão avaliados durante a triagem.

“Essa campanha que está sendo feita é de fundamental importância. As pessoas sabem que o Hemomar fica no Bairro Campo de Belém, mas nessas campanhas nós conseguimos mais bolsas de sangue e conseguimos atingir a meta. A nossa meta é de 400 bolsas por mês e sem as campanhas a gente não consegue. No Carnaval as pessoas têm muito traumas, e por pessoa, geralmente são 5 bolsas de sangue. Então, é importante que os caxienses devem doar.  A partir dos 18 anos já pode doar, mas quem tem 16 anos também pode doar, desde que esteja acompanhado de um responsável. Se a pessoa até os 60 anos doou uma vez, ela pode doar até os 69 anos. Se a pessoa tem 61 anos, não fez nenhuma doação, ela não pode doar, ou seja, a primeira doação tem que ser até os 60 anos”, explica Jefferson Barbosa, médico do Hemomar Caxias (MA).