A Maternidade Carmosina Coutinho dispõe de diversos serviços, que vão desde cuidados com gestantes e puérperas, exames e tratamentos de doenças que acomete o recém-nascido, até banco de leite. Entre os serviços, está a fototerapia que trata a icterícia em recém nascidos.

A icterícia é caracterizada pela coloração amarela na pele e nos olhos dos bebês, que acontece devido ao acúmulo de bilirrubina. Na fototerapia, tratamento ofertado pela unidade, o recém-nascido é exposto a uma fonte de luz azul, que atua sobre a pele do recém-nascido e transforma a bilirrubina em uma forma mais solúvel, facilitando sua eliminação pelo organismo.

O enfermeiro obstetra, José Neto, explicou sobre o tratamento. “A icterícia neonatal é um dos problemas que mais acometem os recém nascidos, geralmente aparece entre o terceiro e quinto dia de vida, e o diagnóstico é feito a partir da percepção da cor amarelada no recém-nascido. Ele vai precisar da fototerapia pois, por mais que ele não seja um problema muito grave, pode levar a um acometimento mais grave, e por isso é preciso agir rápido e o tratamento é feito através daquelas luzes, da fototerapia, que são capazes de quebrar o que dá a pigmentação amarela no corpo. Normalmente o bebê fica em torno de 24 horas ou seguindo a prescrição médica“, explicou.

Outro direito garantido pela Maternidade Coutinho é o direito ao acompanhante. A diretora da unidade, Marcia Sousa, explica o processo feito pela unidade. “A lei do acompanhante garante as gestantes e puérperas o direito ao acompanhante, de livre escolha do paciente, e seguimos rigorosamente aqui na unidade. Quando a paciente dá entrada, a própria recepção já instrui a escolher o acompanhante dela, e ela já entra na classificação de risco, no pré-parto, transparto e pós-parto com acompanhante de escolha dela”, finalizou.