Mais de 30 mil estudantes voltaram as salas de aulas nesta segunda-feira (19), em Caxias (MA). A retomada das aulas contempla mais de 200 escolas do município da Rede Municipal, além de escolas comunitárias, atendendo estudantes do 1º ao 5º, do 6º ao 9º e Educação de Jovens Adultos e Idosos. No Colégio Militar 2 de Julho Deborah Pereira, os 140 novos estudantes estão iniciando a semana zero, onde eles aprendem as normas da escola.

“A minha filha está vindo da escola Lourdes Feitosa para os Bombeiros. E, estou aqui para acompanhar esse momento, e quis ver de perto como funciona. São hábitos diferentes, estávamos buscando essa vaga para ela, e deu tudo certo. É uma escola rígida e ela vai se adaptar a novas regras”, diz Jainara Santana, mãe.

“Esta é uma semana de adaptação dos novos alunos. Nós estamos trazendo a eles os ensinamentos disciplinares, ordem unida. A previsão é que na próxima semana, nós possamos começar as aulas. Esta é a semana zero, onde nós recebemos em torno de 140 alunos do 6º ao 9º ano”, ressalta Subtenente Francinaldo, Colégio Militar 2 de Julho.

A escola Antônio Edson também deu as boas vindas aos 700 estudantes, do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI) com dinâmicas e também com os professores professores verificando nível de aprendizagem de cada aluno e aluna. Estudantes e professores destacam a importância do retorno às atividades, que vão colaborar com o sonho de cada um no futuro.

“Eu venho já com o pensamento de fazer administração quando eu crescer, ou Direito”, destaca Emile Sousa, estudante.

“Que esse ano seja de bastante aprendizado, que consigamos fazer amizades. Eu quero trabalhar no BOPE, porque tem bastante ação. A escola ajuda bastante a desenvolver os alunos”, destaca Moisés Pessoa, estudante.

“Os professores fizeram o planejamento diagnóstico, onde eles estão verificando o nível de aprendizagem, para que a gente possa sentar e suprir o que o aluno precisa. É importante o ciclo, aluno, escola e família para que o ensino aprendizagem tem o objetivo em comum”, frisa Verbena Belo, apoio Pedagógico da Escola Antônio Edson.

“Nesse primeiro contato com os alunos, a gente tenta dizer para eles o quanto eles são importantes, o quanto são amados. E, sentir que esse retorno é necessário. Estamos também realizando atividades diagnósticas neste retorno. Mas o primeiro contato é para que a gente possa conhecer. Hoje fizemos a dinâmica do espelho, mostrando a importância deles se olharem, perceberem que eles têm valores”, destacou Nayra Ribeiro, Professora.

A Secretária, Ana Célia Damasceno, também visitou algumas escolas da Rede Municipal na volta às aulas e destacou o compromisso da educação municipal nos próximos 200 dias letivos de 2024.

“Nós estamos fazendo valer o direito do estudante, fazendo com que eles estejam firmes e fortes para começar esse ano letivo. Nosso agradecimento especial aos diretores e diretoras que estão recebendo os alunos, aos professores, aos coordenadores pedagógicos, aos agentes administrativos, as pessoas que trabalham com crianças deficientes. Muito obrigado, e bom ano letivo a todos”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).