O auditório da Prefeitura de Caxias foi o local escolhido para a prestação de contas da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, nessa terça-feira (20), durante solenidade de desincompatibilização. Na presença do Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, e do secretariado, Léo Barata, que ficou à frente da gestão da pasta por três anos, destacou as principais ações desenvolvidas: Rua das Sombrinhas; inovações no Natal Iluminado, aprimoramento de festas tradicionais – Carnaval, São João e Semana Santa, além do auxílio aos músicos, os editais da cultura, além da criação da Feira Gastronômica, Projeto Caxias Turísticas, Comissão Caxias Mais 200, Reforma do Memorial da Balaiada, Criação do Conselho Municipal de Cultura, Turismo, da Juventude, dentre outras novas ações que ficam encaminhadas, a exemplo da: sinalização turística de Caxias e implantação dos azulejos das escadarias de Santo Antônio. Durante o evento, Léo Barata explicou os motivos da desincompatibilização do serviço público, e entregou uma carta ao Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil.

A gente sai depois de três anos deixando um legado: Da Rua das Sombrinhas, da valorização dos produtores culturais, no engrandecimento do Natal Iluminado, do Show do Lago, valorização dos Regueiros, além da Associação dos Artesãos. Os editais também foram importantes. Agora vamos nos dedicar a novos projetos, eu sou presidente de partido e tocar novos projetos”, disse Léo Barata, ex-secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“É um trabalho de continuidade. Quando a gente recebe o Léo como Secretário de Cultura, a gente pensa o que poderíamos estar colaborando com a cultura caxiense: no São João, Carnaval, Feirinha da Gente, Feira Gastronômica, Leis federais que conseguimos executar. Esse trabalho fez a gente ver a cultura de uma forma diferenciada. Claro, que temos que agradecer ao Prefeito Fábio Gentil, por isso, pela confiança”, destaca Maciel Mourão, secretário adjunto de Cultura.

“Ele conseguiu expandir o nosso Natal, o Carnaval, e conseguiu valorizar. O Léo deixa um bom exemplo, sai pela porta aberta. Ele entrou pela porta da frente e sai pela porta da frente. A gente sabe que ele fez um grande trabalho em Caxias”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Para os colegas de trabalho, a Cultura ganhou impulso na gestão municipal nos últimos três anos. “Nós tivemos muitas parcerias realizadas, a exemplo da Rua das Sombrinhas, a reforma do Memorial, dentre outras. Foi uma parceria muito boa com o Léo. E, eu sempre digo, que ninguém sozinho vai a lugar nenhum. Quando você busca parcerias você consegue ir mais longe. A gestão municipal de Fábio Gentil é um governo de união”, disse Gentil Neto, secretário Municipal de Infraestrutura.

“O Secretário Léo Barata fez um trabalho de muito valor, responsivo, e imprimiu um novo trabalho na gestão pública, a exemplo do nosso setor de música. E, ele deixa uma grande marca. Ele vai iniciar um novo ciclo, e a gente está aqui para comemorar esse momento com ele”, destaca Elton Rabelo, diretor da Escola de Música Josino Frazão.

“Durante esse período, ele fez um trabalho de excelência, é alguém muito acessível, e isso faz com que a gente possa bem se relacionar com ele. Nós agradecemos imensamente, e desejamos uma caminhada de sucesso nos novos projetos que ele vai seguir. Que ele possa continuar sendo essa pessoa humilde, colaborativa, dinâmica, ativa, porque nós sabemos que ele sabe se relacionar com todas as pessoas”, lembra Mercilene Torres, diretora do Memorial da Balaiada.

“O Léo transmite para nós o amor pela cultura de Caxias. A gente se apaixonou pelas diversas linguagens culturais também pelo Léo. Fica para nós o amor, o carinho e o respeito. E, com certeza, esse amor pela cultura de Caxias”, destaca Taty Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.

“Foram três anos de trabalho, e agora ele vai seguir outros projetos. Mas é importante porque ele lançou as sementes. E, com certeza ele deve continuar defendendo a cultura e todas as pautas que estão agregadas a cultura atualmente”, ressalta Katia Braga, coordenadora Municipal da Juventude.