A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através do Centro Educacional São Francisco Assis, que tem parceria com a SMADS e o Serviço Social do Comércio (SESC), participaram de uma reunião com a comunidade que frequenta a instituição para formar um grupo comunitário para cuidar das ações do Programa Mesa Brasil Sesc, que já oferta alimentos para o Centro regularmente.

O Programa Mesa Brasil Sesc, atua para minimizar os efeitos da fome por meio do combate ao desperdício de alimentos, beneficiando entidades sociais com alimentos excedentes da produção, ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. A  missão do programa é contribuir com a Segurança Alimentar e Nutricional dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade e atuar na redução do desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, bem como o desenvolvimento de ações educativas fortalecendo a rede de solidariedade social em todo o país.

Atualmente, a parceria entre a instituição e o Mesa Brasil Sesc, contribui para a alimentação diária de crianças, jovens e idosos de entidades sociais cadastradas em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Itapecuru-mirim, Caxias e Aldeias Altas. E quando há excedente, as famílias das comunidades que integram essas entidades também são beneficiadas.