A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico, que integra a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico foi até a Fundação Educacional Coelho Neto, que recebe o nome do romancista caxiense Henrique Maximiliano Coelho Neto, ou apenas Coelho Neto, que completou 160 anos do nascimento nesta quarta-feira (21).

Henrique Maximiano Coelho Neto, é homenageado em Caxias (MA) pela Academia Caxiense de Letras em Caxias (MA), que é considerada a Casa de Coelho Neto. Coelho Neto, foi romancista, crítico e teatrólogo, nasceu em Caxias (MA), em 21 de fevereiro de 1864, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 28 de novembro de 1934.

Ao longo da vida profissional foi nomeado para o cargo de: secretário do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Diretor dos Negócios do Estado; Professor de História da Arte da Escola Nacional de Belas Artes; Professor de Literatura do Ginásio Pedro II; Professor de História do Teatro e Literatura Dramática da Escola de Arte Dramática. Além disso, também foi: Deputado Federal pelo Maranhão, em 1909 e foi reeleito em 1917; Secretário-geral da Liga de Defesa Nacional e membro do Conselho Consultivo do Teatro Municipal.

Estas foram apenas algumas dimensões pelas quais passou Coelho Neto. Mas vale lembrar que ele foi um dos mais lidos e prestigiados escritores de seu tempo, e dentre os seus trabalhos, destacam-se os romances: Capital Federal (1893); Miragem (1895); Inverno em Flor (1897); O Morto (1898); A Conquista (1899); Tormenta (1901); Turbilhão (1906); O Rei Negro (1914). E, os contos: Fruto Proibido (1895); Jardim das Oliveiras (1908); Vida Mundana (1909); Banzo (1913) e Contos da Vida e da Morte (1927).

“A gente veio falar um pouco de Coelho Neto para as crianças. Nosso objetivo é fazer uma educação do Patrimônio Material e Imaterial. Por isso, é importante lembrar dos poetas. Coelho Neto foi uma pessoa muito importante, e as crianças precisam saber disso, para que elas consigam passar à frente”, disse Geysane Sousa, arquiteta da Coordenação de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Foi um escritor muito importante. Nós estamos trazendo essa oportunidade dos alunos conhecerem mais sobre Coelho Neto, como desportista, como diretor do Fluminense, mas ele foi um escritor de mais de 100 livros. E, o estudante precisa saber por que nos chamamos Coelho Neto”, frisa Daveni Lima, gestora escola da Fundação Educacional Coelho Neto.

“Uma das ações da coordenação de Patrimônio nesse mês de fevereiro foi exaltar a figura de Coelho Neto. A gente escolheu a escola Coelho Neto. E, o propósito foi trazer aos alunos, a importância da figura histórica da pessoa que dá nome à escola que eles estudam. Embora ele tenha ido embora aos 6 anos de idade para o Rio de Janeiro, ele segue sendo importante para Caxias (MA). Ele tem mais de 100 obras. E, é importante para as crianças saberem a importância de Coelho Neto”, explica Bruna Luiza, historiadora da Coordenação de Patrimônio Histórico.