Dentre os projetos realizados na Maternidade Carmosina Coutinho, um dos mais importantes é o de Alta Segura, onde mães e bebês passam por checklist de exames e avaliações antes de receberam alta hospitalar. O objetivo é passar segurança para as mães, após a alta da unidade, além de repassar informações importantes para os profissionais de saúde, das Unidades Básicas de Saúde, que seguirão o acompanhamento da mãe do recém-nascido.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade Carmosina Coutinho, Daniele Sena, explicou sobre a Alta Segura. “A Alta Segura é um checklist da paciente, quando ela sai da unidade, recebe a carteira de gestante e a de vacina do recém-nascido, com todas as triagens neonatais marcadas, com os testes do olhinho, orelhinha, pezinho, e a data de agendamento. Além disso, ela sai com o sumário de alta, que é muito importante para a primeira consulta de puericultura, e dentro desse sumário contém o tipo de parto, se houve alguma intercorrência e os cuidados com o recém-nascido. Ela já sai com toda segurança”, explicou.

A paciente, Adriele Castro, mãe da recém nascida, Hortência, falou sobre sua experiência na unidade. “Em todo esse período que passamos aqui foram feitos os testes do coração, da linguinha, do ouvido, todos foram feitos corretamente. Hoje eu já recebi alta, estou aguardando o pediatra  por avaliar ela novamente para que ela também tenha alta. Todo esse período aqui foi muito tranquilo, a equipe foi maravilhosa, tive um trabalho de parto muito rápido, que até eu fiquei impressionada, um parto normal, tranquilo e perfeito. Estou anestesiada porque todo esse período de gestação nos causa medo e saber que tem esses profissionais aqui na Carmosina, nos traz essa tranquilidade”, disse.

“Fomos bem acolhidas aqui, as enfermeiras estavam ao nosso lado. Foi um parto rápido, foi tudo maravilhoso”, finalizou Francinete Vieira, avô da recém-nascida Hortência.