O vírus da dengue tem se alastrado de forma significativa em todo o país. Os casos já ultrapassam 760 mil, conforme a atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. O Maranhão segue a tendência de crescimento e já registrou 582 casos prováveis, está em último lugar no ranking dos estados do Nordeste em número de casos.

A prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reuniu, nessa sexta-feira (23), representantes de vários órgãos públicos como Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Limpeza Pública, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Assessoria de Comunicação, Secretaria Municipal de Educação, além de representantes do poder legislativo, para juntos elaborarem o Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.

Na oportunidade, foi mostrado o atual cenário epidemiológico da dengue, do zika vírus e da chikungunya no município e foram apresentados os procedimentos já realizados na rede de saúde para, a partir daí, discutir a intensificação e novas medidas necessárias de prevenção e combate ao Aedes Aegypti.

O plano propõe diversas medidas a serem adotadas em locais públicos e privados no combate à proliferação do mosquito. São recomendações importantes na remoção de locais que podem servir de criadouros do mosquito como a limpeza dos quintais; autorização para adentrar em domicílios fechados e estabelecimentos privados; utilizar as mídias locais, como rádio, jornal, redes sociais, carro de som – para conscientizar sobre a situação epidemiológica; informar sobre sinais e sintomas das doenças, como identificar criadouros, medidas de prevenção e fluxos de atendimento; estimular a população a realizar da autoinspeção em seu imóvel, recolher pneus; latas; plásticos; e outros objetos que possam acumular água em toda a cidade.

O SAAE Caxias é um dos aliados no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, os colaboradores da Autarquia serão multiplicadores das medidas preventivas e vão orientar as famílias durante a rotina de leitura dos hidrômetros. Além de fornecer continuamente água nos bairros, evitando assim que a população armazene em depósito, além de trocar os hidrômetros de calçada para a parede, aumentando a vida útil do aparelho e impedindo acúmulo de água parada.

“O SAAE Caxias é aliado no combate à dengue e estamos treinando os nossos colaboradores pra serem multiplicadores das medidas preventivas, orientando os nossos usuários na manutenção e vedação correta das caixas d’água e em todas os locais que podem acumular água nos imóveis porque assim, cada um fazendo a sua parte, a gente combate essa doença”, enfatiza o diretor.

A Autarquia também irá emitir orientações para a população caxiense, por meio da fatura de água, Central de Atendimento ao Público e das redes sociais.

Palavras chaves: ,