Nesse sábado (24), a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde do Bairro Volta Redonda, realizou um Mutirão de Prevenção contra o câncer de Colo do Útero para mulheres entre 25 a 64 anos, em idade fértil. A mobilização contou com o apoio dos agentes comunitários de saúde.

“Nós fazemos o trabalho de busca ativa dos pacientes. Detectada alguma patologia, a gente encaminha para as unidades de saúde. Os mutirões são importantes”, lembra Marla Antônia, Agente Comunitária de Saúde.”

“Fizemos esse mutirão, com o intuito de trazer essas mulheres para a unidade, fazer esse rastreamento precoce. E, caso haja alguma alteração, vamos  fazer as intervenções de forma eficaz. Estamos com isso, fortalecendo o vínculo das usuárias com a UBS. A ideia é trazer essa conscientização sobre como fazer o rastreamento, a periodicidade, e com isso  faremos a parte de prevenção”, disse Erick Martins, enfermeiro da UBS Volta Redonda.”

O câncer de colo do útero é um tumor maligno do colo do útero, a parte mais inferior do útero, que pode ser prevenido por exame de Papanicolau e por uma vacina contra o HPV. Pode não haver sintomas. Em alguns casos, pode ocorrer sangramento irregular ou dor. Os tratamentos incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Mas o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias é evitar transtornos futuros para as mulheres.

“A Prevenção é um exame de rotina, entre 25 a 64 anos, em idade fértil. A ideia é avaliar o colo do útero, para saber se tem alguma lesão, para saber se está tudo certo. Esse exame, se tiver tudo bem, a mulher faz a cada três anos. Hoje estamos fazendo o mutirão, porque as mulheres estão muito distantes da UBS”, disse Ana Carine, Médica da UBS Volta Redonda.