A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou nessa sexta-feira (23), o I Encontro Anual de Alinhamento. O encontro ocorreu no auditório da escola Auditório do Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, e além de trabalhar o bom trato com os usuários de todos os equipamentos socioassistenciais, serviu também para motivar a equipe.

“São feitos planejamentos mensais e facilitadores de oficinas que auxiliam no trabalho. Essa reunião de alinhamento nós vamos despertar o profissional que há em cada um deles. Nós valorizamos muito esse momento”, destaca Rayane Santos, coordenadora da Proteção Social Básica.

“O Serviço de Convivência, temos esse serviço bem amplo, ofertado nos CRAS e Centros de Convivência. Nós iniciamos com todos os orientadores sociais, destacando o que é o serviço e os usuários e como cuidar desse público”, ressalta Nilcéia Surama, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

“A comunidade e os usuários, eles são pessoas que estão passando por alguma vulnerabilidade. A gente tem que ter muito trato, medir palavras e ajudar essa pessoa que vai buscar pelo serviço”, disse Socorro de Maria, servidora.

“A gente precisa aprender ainda mais para melhorar essa inovação. Trabalhar com pessoas é muito importante, principalmente crianças e idosos. Criança é uma parte espacial, porque o cuidado é com o crescimento, o cuidado, assim como os idosos, que vão em busca de apoio, carinho e de ser ouvido”, disse Francelina Gomes, servidora.

Uma palestra ministrada pelo Profº Carlos Coimbra, com tema: ‘Despertando o profissional que existe em você’. A palestra mostrou características de um profissional de excelência e de alto desempenho: Competência Técnica; Proatividade; Habilidade de Comunicação; Adaptabilidade; Trabalho em Equipe; Ética Profissional, dentre outras, para o atendimento seja feito com qualidade.

“Temos que entender que o profissional que existe em cada pessoa, ele vai desde o pensar, analisar e planejar. Cada pessoa é uma servidora pública e a responsabilidade aumenta. A motivação já está dentro da pessoa, basta ela saber colocar para fora”, disse Carlos Coimbra, Professor e Palestrante.