Em Caxias, o descarte de lixo hospitalar é feito através de uma empresa especializada em coleta de lixo infectante. O processo acontece semanalmente em toda Rede de Saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caxias é uma das unidades que contam com esse serviço.

O diretor da unidade, Antônio Braúna, falou sobre o processo. “É uma empresa privada, que foi licitada, e coleta esse lixo, que são os materiais usados nos nossos usuários. Os materiais são descartados dentro de descartex, depois são lacrados e jogados dentro de bombonas de 200 litros. Essa empresa vem, coleta e leva para o seu destino certo. As bombonas são rosqueadas e lacradas, não tem como escapar nenhuma seringa ou gaze, ou qualquer outro utensílio infectante”, frisou.

A enfermeira da comissão de Controle de Infecção Hospitalar da UPA Caxias, Dayanne Vitória, explicou sobre o processo de descarte. “Na nossa unidade são disponibilizadas duas lixeiras em cada setor, uma para lixo comum e lixo infectante, onde ao atingir a meta é feita coleta pelo serviço de limpeza da unidade e armazenado em local apropriado, até ser realizada a coleta pela empresa terceirizada”, finalizou.