Os 36 moradores do povoado Soledade que finalizaram o curso de Inclusão Digital, receberam os certificados, nessa terça-feira (27). O curso foi ministrado pelo Instituto Federal do Maranhão, IFMA Campus Caxias (MA), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva e o Núcleo de Igualdade Racial. Contou com 80 horas e levou conhecimentos importantes sobre programas básicos e sobre redes sociais.

“No meu trabalho, porque eu sou artesã. E, o curso ensinou como a gente pode aprender a trabalhar nas redes sociais, e sabemos que temos que acompanhar a evolução. Foi muito proveitoso esse curso, porque é importante a gente interagir e saber usar, postar uma foto, fazer uma boa foto”, destaca Luzilene Rodrigues, participante do curso.

“Além da carga horária de processamento de dados, eles viram, Redes Sociais e Mídias Sociais. Os alunos monitores trouxeram a utilização no dia a dia da comunidade. O curso tem essa função de potencializar os recursos que a comunidade já tem no dia a dia”, lembra Josenilson Dias, Profº De Informática.

A conclusão do curso, reforçou entre os participantes o desejo de mais cursos, que já estão em planejamento, em parceria com a Associação Quilombola do Povoado Soledade.

“Esse curso é muito importante, porque a comunidade está entrando nesse mundo digital. E, nós estamos ansiosos para receber a segunda etapa. As pessoas aprenderam, e isso vai dá a eles uma mobilidade muito grande. Nós estamos felizes, mas que outras comunidades quilombolas sejam contempladas”, destaca Claudiane Silva, Presidente da Associação Quilombola do Povoado Solenidade.

“Logo após o povoado Soledade, nós vamos para as outras comunidades. O nosso propósito é trabalhar as comunidades certificadas primeiramente. O nosso propósito é a formação. A soledade é a primeira comunidade certificada que está recebendo o curso e vamos para as demais agora”, disse Francyane Barradas, Coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

“Foi um projeto escrito para as comunidades quilombolas. Nós vamos seguir com o projeto para contemplar outras comunidades e vamos incluir novos módulos. E, como a gente teve uma experiência exitosa, nós vamos avançar com o projeto”, lembra Luís Moraes, representante do Departamento de Extensão e Relações Institucionais do IFMA Campus Caxias (MA).