A Prefeitura Municipal Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou formação a 26 professores que trabalham com estudantes nos laboratórios de Informática, Ciências, Matemática e Robótica. O planejamento para o ano letivo de 2024, representa uma fase importante, pois os estudantes precisam receber os conhecimentos em linha com as diretrizes educacionais do município. O encontro foi realizado na UIM Nerval Bento da Cunha, Centro de Caxias (MA).

“É bem desafiador, porque o ano passado foi muito importante para os alunos. Quem já saiu e passou do 9° ano está sentindo falta da Informática, e o mais importante é isso, fazer o treinamento para que todos fiquem capacitados para ter um maior desenvolvimento profissional para todos os alunos de nossas escolas”, frisa Carlos Júnior, professor de Informática.

A formação é uma iniciativa da gestão municipal, que tem investido na aquisição de laboratórios como forma de reforçar a educação nas unidades de ensino. A qualificação torna possível a absorção de mais conteúdos e conhecimento para serem colocados em prática na sala de aula.

“É muito importante para alinharmos o pensamento. Nós que fazemos parte do trabalho desenvolvido na Secretaria de Educação, temos vários laboratórios diferentes e para que todas as escolas possam trabalhar por igual é preciso esse alinhamento. Com o crescimento para esse mercado, nesta vertente que é a informática, nós estamos aqui para trabalharmos juntos com um propósito que é a educação de qualidade”, explicou Antônio Venícios, Professor de informática.

“Um momento de diálogo com os professores avaliando como foi o ano passado de atividade nas escolas, principalmente nos laboratórios de Informática, Ciências, Matemática e Robótica. Estamos aqui trabalhando novas metas, com novos conteúdos, dentro dos laboratórios e iremos avançar com as práticas experimentais”, ressalta Diego Assunção Coordenador de Educação Integral, Tecnologia profissional e Remota.