Microempreendedores, estudantes e outros interessados em informações para os seus empreendimentos estiveram presentes em uma palestra realizada no auditório da Usina Semitec da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, localizada no Centro de Caxias (MA). A palestra, ministrada pelo Professor André Sampaio, abordou a gestão financeira para Pequenos Negócios, tratando de temas como Controle de Caixa, Controle Bancário, Contas a Pagar e a Receber, Despesas, Estoque, entre outros. Os empreendedores Maria da Conceição, Francinalva Soares e Edivaldo José destacaram os benefícios das informações obtidas.

“Essa palestra foi muito importante para mim. Acredito que a gestão financeira é o coração da empresa. Aprendi a separar o que pertence à empresa e o que é pessoal. Além disso, essa palestra contribuiu para melhorar meu negócio e escalar de forma mais eficiente”, lembra Maria Da Conceição, Empreendedora.

“A gestão financeira é crucial não apenas no mundo dos negócios, mas também em casa, para administrar nossas despesas. No contexto empresarial, ela nos ajuda a organizar por onde começar. As informações foram importantes porque nos deram um norte”, recorda Francinalva Soares, empreendedora.

“Estamos no primeiro ano. As informações foram importantes porque abordaram aspectos essenciais para a gestão empresarial. Foi um aprendizado valioso. Temos um contador, mas há detalhes importantes aos quais precisamos estar atentos”, destaca Edivaldo José, empreendedor.

O palestrante destaca que o erro de misturar os recursos da empresa com o dinheiro pessoal ainda é comum, porém a gestão financeira continua sendo o coração de uma empresa, que precisa ser lucrativa para não fracassar.

“Focamos na importância de cuidar da gestão financeira. Um princípio básico da contabilidade é não confundir os patrimônios. Empresa é empresa e ganhos pessoais são ganhos pessoais. Nunca se deve confundir os patrimônios, pois o que é da empresa é da empresa e o que é dos sócios é dos sócios. Assim como um doente precisa de um médico, as empresas precisam de um contador”, lembra o Professor André Sampaio, palestrante.

Para Lilia Santos, a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio tem oferecido diversos cursos gratuitos, e basta que a população fique atenta às oportunidades.

“Estamos disponibilizando este curso para Microempreendedores Individuais, alunos e empresários estabelecidos. A ideia é explicar como aplicar a gestão financeira dentro do seu negócio, ou para aqueles que prestam serviços para empresas. Todos os cursos oferecidos pela Usina Semitec são gratuitos. Buscamos parceiros para trazer diferentes temas”, destaca Lilia Santos, Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor.