A Prefeitura de Caxias (MA) realizou nessa quarta-feira (28), o Seminário do Programa Saúde na Escola, com o tema: Fortalecer para ampliar a Saúde dos Escolares. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário UniFacema. Promovido pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), o objetivo foi avaliar o trabalho realizado e ampliar as ações para que mais crianças sejam alcançadas.

“Caxias sempre está à frente do Programa Saúde na Escola. São mais de 131 escolas pactuadas dentro do município, mais de 29 mil crianças e adolescentes que são impactadas diretamente com o PSE na escola, hoje nós estamos programando essa atividade para que seja leve junto aos profissionais, para que eles consigam entender que saúde e educação andam juntos, que os professores realizam as essas atividades, e que todos os profissionais da estratégia saúde da família também são corresponsáveis pelo trabalho Programa Saúde na Escola”, destacou Jadilson Neto, coordenador Estadual do Programa Saúde na Escola.

O encontro reuniu equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, e profissionais da educação. Na ocasião foi possível acompanhar uma palestra com temas importantes aos profissionais.

“Hoje estamos desenvolvendo com as equipes um despertar motivacional, para que eles tenham engajamento para juntos se reunirem com o trabalho de equipe, mentes diferentes. O fortalecimento e a amplitude da Saúde escolar com base nas emoções, compreendendo cada um como um ser, e respeitando outros seres” disse Antonella Cunha, Especialista em Gestão de Pessoas e Master em Inteligência.

O Programa Saúde na Escola visa contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, que visam ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem desempenho de alunos da rede pública de ensino.

“Nosso objetivo é esse fortalecer os laços entre educação e saúde onde a equipe de estratégia saúde da família dentro do seu território, e de suas escolas, para que possam desenvolver da melhor forma possível as ações destacadas pelo programa PSE. Essas ações vêm para promover essa atenção e ao mesmo tempo como prevenção a saúde dos nossos alunos”, disse Joselma Lopes coordenadora PSE Educação.

Para o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, as parcerias têm a finalidade de melhorar como um todo as ações de saúde dos profissionais e alunos do município. “Hoje é mais uma comprovação de que as secretarias precisam andar ladeadas de mãos dadas, a educação com a saúde dando essa demonstração e compromisso firmado por nossa gestão. O Programa Saúde na Escola (PSE) tem feito milhares de atendimentos que tem levado para dentro da Educação Municipal a saúde pública, nesse movimento dos alunos, professores e gestores, esses milhares de atendimento dão o sinal de que estamos no caminho correto. Com esse atendimento do PSE, nós contribuirmos para que a alta e média complexidade deixem de estar lotada. Então, nós precisamos sempre trabalhar a saúde preventiva, e isso temos feito com muita coerência, muita vontade e grande união. O PSE veio para ficar e contribuir com a população”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).