Em Caxias, agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde anteciparam o dia ‘D’ da mobilização nacional contra a dengue, que acontece neste sábado (2), e na manhã desta sexta-feira (1), foi realizada uma campanha de conscientização com abordagem aos moradores do Campo de Belém, um dos bairros de maior concentração de focos do Aedes aegypti do município.

A mobilização iniciou na área externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, por meio de mensagens de alerta e prevenção. “Existe uma coleta pública três vezes por semana. Então, por qual motivo que você tem de juntar lixo da sua casa e depois disponibilizar em uma via pública? Aqui próximo agora tem dois containers, mas mesmo assim as pessoas jogam lixo ao redor do container e ele está vazio. No dia a dia nossos agentes passam nas residências deles e estão dizendo: retire o lixo da sua casa e acondicione direito, o mosquito é muito perigoso e inteligente para fazer a proliferação e depois causar danos”, observou Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Na residência do Morador, Jânio Cavalcante não foram encontrados focos do mosquito. Ele sabe que o controle da doença depende da população. “Temos que ter cuidado, limpar os quintais, não jogar garrafas, tampinha, essas coisas que sirvam para o mosquito procriar”, disse ele.

A enfermeira Raquel Bezerra reforça a necessidade das pessoas procurarem atendimento médico caso sintam algum sintoma, como dores de cabeça e atrás dos olhos, febre, diarreia, vômito, manchas vermelhas pelo corpo. “Muita gente demora para procurar uma unidade de saúde. Quando a pessoa tem esses sintomas, às vezes acha que não é importante, que é uma virose, mas pode ser a dengue”, destacou.

Palavras chaves: ,