A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), recebeu a visita da coordenadora do Escritório Social, Patrícia Ximenes, para discutir o Projeto “Vestindo Inclusão”, do Poder Judiciário. Este projeto recolherá e destinará roupas, calçados e acessórios, novos ou usados, para pessoas que saíram do Sistema Penitenciário e estão sendo assistidas pelo “Escritório Social” no município de Caxias-MA.

Na primeira etapa do projeto, serão recolhidas roupas, calçados e acessórios, novos ou usados, com o objetivo de oferecer uma ampla variedade de doações de roupas às pessoas que recuperaram sua liberdade do sistema prisional. As doações podem ser feitas nos seguintes locais: sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na Rua 1º de agosto, 484 – Centro; e na Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio, localizada no Centro de Cultura Acadêmico José Sarney – Av. Getúlio Vargas, 23 – Centro.

O projeto “Vestindo Inclusão” surgiu das demandas identificadas no cotidiano dos escritórios sociais, onde se constatou que a qualificação e o conhecimento técnico em diversas áreas de conhecimento já não são mais as maiores barreiras para o retorno ao mercado de trabalho. No entanto, também foram identificadas dificuldades, como linguagem inadequada, ausência de contato visual, e desacordo com o código de vestimenta da empresa, entre outras situações.

Os Escritórios Sociais são espaços públicos que oferecem serviços especializados e acolhimento às pessoas que cumpriram pena e seus familiares. Além do apoio para a reintegração à sociedade, os escritórios sociais oferecem ensino formal, cursos técnicos e profissionalizantes para todos os apenados em todos os regimes de cumprimento de pena.