O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias (MA), em parceria com a Prefeitura de Caxias (MA), através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e das parcerias com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semitect) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), informa que estão abertas as inscrições para a chamada pública para acesso aos cursos de qualificação profissional de formação inicial e continuada, no âmbito do Programa Mulheres Mil/Bolsa Formação do IFMA Campus Caxias (MA).

INSCRIÇÕES
O IFMA informa que as inscrições estão abertas no período de 1/03/2024 a 15/03/2024, para os Cursos de Assistente Administrativo e Cuidador Infantil do Programa Mulheres Mil/Bolsa Formação. O presente Edital visa selecionar mulheres em situação de vulnerabilidade social, de acordo com as necessidades educacionais dos perfis atendidos e a vocação econômica do Município para participarem dos cursos.

A proposta é viabilizar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional, com vistas à elevação de escolaridade, inserção no mundo do trabalho, equidade de gênero e redução das desigualdades sociais, valorizando os saberes individuais e coletivos, incentivando o empreendedorismo e, consequentemente, a conquista da autonomia. Para os cursos de Assistente Administrativo (tarde) e Cuidador Infantil (noite), o IFMA Campus Caxias oferece 40 vagas em cada curso, sendo 160h aulas em cada um deles.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas, conforme o horário de funcionamento da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, localizada na Rua Riachuelo, 227 – Centro. CEP: 65606-620, em Caxias/MA.

A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição ou a matrícula da candidata, desde que constatada qualquer falsidade nas declarações e/ou nos documentos apresentados, observados o contraditório e a ampla defesa. Não serão aceitas inscrições por via postal, via Internet e/ou via correio eletrônico.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
Para candidatar-se a uma vaga, a interessada deverá obedecer aos seguintes requisitos:
a) Identificar-se como pessoa do gênero feminino;
b) Ter, no mínimo, 18 anos, para do curso de Cuidador Infantil e 16 anos para o curso de Assistente Administrativo.
c) Ter cursado, no mínimo o Ensino Fundamental II (6º a 9º) – Completo;
5.2 No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
I – Ficha de inscrição devidamente preenchida;
II – Cópia e original da Carteira de Identidade;
III – Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF (caso conste na Carteira de Identidade o número do CPF, a apresentação desse documento é desnecessária);
IV – Comprovante de residência atual (serão aceitas contas de energia elétrica, água, telefone ou boletos em que conste o endereço);
V – Comprovante de escolaridade ou declaração emitida pela instituição de ensino (para candidatas que o possuírem);
VI – Cópia do cartão Bolsa Família ou Número do NIS (para candidatas que o possuírem);
VII – Comprovante de renda familiar (último pagamento se houver):
a) Assalariados: cópia do contracheque;
b) Aposentados ou pensionistas: cópia extrato do último pagamento;
c) Autônomos (comerciante, profissional liberal, etc.): declaração de renda como autônomos (Anexo III);
d) Trabalho informal (emprego doméstico sem carteira assinada, camelôs, vendedores ambulantes, “bicos” em geral): declaração de renda informal (Anexo III).

FUNCIONAMENTO DO CURSO
O Curso de Cuidador Infantil será ofertado no Colégio Municipal Antônio Rodrigues Bayma, localizado na Rua Marechal Costa e Silva, 1327, Castelo Branco, Caxias/MA.

Já o Curso de Assistente Administrativo será ofertado na Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio, localizada Centro de Cultura Acadêmico José Sarney – Avenida Getúlio Vargas, 23 – Centro.

A turma será formada conforme a classificação das candidatas selecionadas, de acordo com o número de vagas.

DO RESULTADO DA SELEÇÃO
Os resultados provisório e final do seletivo serão divulgados nos locais de inscrição e no portal eletrônico https://caxias.ifma.edu.br/, conforme o Cronograma (Anexo I). Será de responsabilidade das candidatas a consulta sobre os resultados deste Processo Seletivo.

CRONOGRAMA – DESCRIÇÃO DATA
Abertura do Edital – 28/02/2024
Impugnação do Edital – 29/02/2024
Inscrições – 1/03 a 15/03/2024