A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou uma Roda de Conversa nessa terça-feira (5), para tratar sobre os desafios e conquistas da mulher. A ação faz parte de uma programação pensada para o mês de março, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, remonta fatos marcantes na história. Um deles foi um incêndio registrado em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria dos mortos judeus. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. Mas a data só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra a violência de gênero, dentre outras demandas.

Na SMADS, o momento também serviu para homenagear colaboradoras da Secretaria, que desenvolvem suas funções diariamente em atendimento aos caxienses. Duas palestras foram realizadas, uma delas pela Psicóloga, Mauriane Lima. E, logo em seguida, a Assistente Social, Dayanne Santana, também tratou sobre as conquistas e os desafios da mulher atualmente.

“Nós estamos falando sobre a mulher e empoderamento. Cada mulher da SMADS é importante, tem a sua função dentro da construção da Secretaria. Para ser mulher passamos por vários papeis e essa construção nos faz ser essa mulher empoderada”, destaca Mauriane Lima, Psicóloga.

“Mulher desafios e conquistas é o tema que estamos tratando, porque nós sabemos que hoje muitas mulheres chegaram a um patamar maior, e todas nós podemos chegar lá. Estamos trazendo para estas mulheres que podemos chegar, basta querer”, disse Dayanne Santana, Assistente Social.

“Nesse mês importante para a mulher, nós estamos fazendo a primeira roda de conversa. Nós estamos falando sobre mulheres que ocupam espaço de poder e decisão no município. Nesse momento, nós estamos falando sobre os desafios e conquistas, que esforço ela fez para chegar até aqui”, lembra Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.