Estratégias para alcançar a Independência Financeira é tema de oficina na Semitec
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec), ofereceu nessa quinta-feira (7), mais uma oportunidade de aprimoramento da mentalidade empreendedora com a oficina intitulada – ‘Mulheres e Dinheiro: Estratégias para Alcançar Independência Financeira’. A oficina foi ministrada pela contadora, Marta Alencar. A capacitação ocorreu na Usina Semitec, no Centro de Cultura.
“Quando eu busco treinamento é sempre buscando conhecimento, porque você aprimora suas habilidades na área em que atua. Hoje eu trabalho com a linha nutricional e cosmética”, lembra Kelly Magalhães, empreendedora.
“Eu mulher empreendedora, eu gosto dessas informações, porque o financeiro é o coração de uma empresa. Não saber administrar o dinheiro causa muitos danos. Saber se organizar é muito importante. Quem trabalha com vendas, quando começa a entrar muito dinheiro, as vezes a pessoa acaba se complicando. Nós devemos olhar para o negócio como um empreendedor, com metas e objetivos”, frisa Sumaia Alves, empreendedora.
Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o momento teve por objetivo garantir os conhecimentos básicos para permitir: o gerenciamento de seus rendimentos; incentivar o aumento da renda e redução das despesas; incentivar o consumo consciente, controlando o desperdício e as compulsões; prover um entendimento claro acerca do cenário financeiro e econômico; promover uma relação saudável e transparente com o dinheiro.
“A Secretaria faz o seu papel, em fomentar o que é do nosso interesse: finanças e empreendedorismo. Estamos aqui com a contadora Marta para explanar algumas ideias, e discussões. A usina Semitec está funcionando da melhor maneira possível, promovendo conhecimento e crescimento”, disse Constantino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec).
“O nosso dinheiro precisa ser respeitado, porque ele representa as nossas habilidades, sonhos, e suor. Se você ganha o dinheiro e não tem habilidades com ele, não sabe controlar, é hora de se perguntar quem manda em quem. Se eu não sei lidar com o dinheiro, eu não posso pensar em investimento se eu não tenho orçamento, se não conheço minha realidade. O propósito é saber o custo de vida, para depois montar minha carteira de investimentos e colocar esse dinheiro para trabalhar ao meu favor. Se eu tenho um controle pessoal, consequentemente eu saberei lidar com as finanças do meu negócio”, lembra Marta Alencar, contadora.