Por solicitação do Centro de Convivência do bairro Cangalheiro, o Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ministrou nessa quinta-feira (7), uma palestra sobre combate ao Aedes aegypti para crianças, adolescentes e pais dos assistidos.

Segundo a supervisora do Centro, Francisca Costa, o objetivo é compartilhar conhecimentos para que todos possam enfrentar o mosquito.  “A ação visou repassar o conhecimento para os assistidos sobre o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika, pois os mesmos são multiplicadores de informação e ajudarão a cobrar e a cuidar do ambiente em que vivem”.

Tenho três filhos pequenos aqui no Centro de Convivência. Eles, uma avó, padrasto e mãe moram comigo, então é preocupação nossa se pegarmos uma doença, e essas orientações são importantes para redobrarmos os cuidados contra o mosquito”, disse Francisca da Conceição.

Nunca peguei dengue ou um outro vírus desses e não desejo que ninguém pegue, mas é sempre bom estar atento aos sintomas falados na palestra”, observou o jovem, Thiago da Silva.

A agente de endemias, Glijaine Gerlene, uma das palestrantes, lembra que “apesar de Caxias estar com índices controlados em relação ao Aedes aegypti, não podemos baixar a guarda, sendo a prevenção ainda é a melhor arma”.