Escolas públicas da rede municipal e profissionais de saúde em Caxias (MA), têm unido esforços contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus. O objetivo é capacitar os alunos por meio da conscientização e prevenção para que atuem diante da situação e combatam a proliferação do inseto. Como exemplo disso, recentemente foram realizadas mobilizações na U.I.M. Edson Lobão, no bairro Salobro, e na U.I.M. José Castro, no bairro Ponte.

A iniciativa na Escola Edson Lobão ocorreu na sexta-feira (08), e teve início com palestras ministradas por agentes de combate às endemias do Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), agentes comunitários de saúde e a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Salobro. Em seguida, os profissionais de saúde, juntamente com os estudantes e professores, realizaram uma panfletagem pelas ruas das imediações da unidade de ensino para colocar em prática o que foi ensinado na sala de aula.

“A questão da Dengue vem se agravando todos os anos, especialmente nesse período de chuvas. Como na comunidade existem terrenos baldios e esgoto a céu aberto, tudo propício para criadouros do mosquito, torna-se mais necessário do que nunca essa conscientização”, disse Laise Oliveira, professora.

“As palestras são muito importantes para as pessoas que ainda desconhecem essas doenças e os tipos de sintomas que elas trazem, principalmente agora que a Dengue está no auge”, ressalta Carla Rayllane, estudante.

No sábado (09), foi a vez da escola José Castro discutir o assunto por meio de uma oficina intitulada “Cuidados Básicos contra a Dengue”, ministrada pela supervisora do NESPE, Maryanne Morais, com participação da agente de saúde Kátia Santana. Maryanne Morais aproveitou para anunciar que as ações serão intensificadas na próxima semana por meio da Semana Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti.

“Foi uma atividade de extrema importância, pois envolve toda a comunidade escolar no combate ao Aedes, que tem causado muitos problemas para a população”, lembra Gesa Nascimento, professora.

“Muita informação útil para ajudar na prevenção contra a Dengue e outras doenças”, destaca Mateus Felipe, aluno.

“Essa parceria faz parte do Programa Saúde na Escola, para que os jovens fiquem informados e sejam multiplicadores junto conosco”, destacou Kátia Santana.