Um olhar sensível e humanizado no atendimento a quem precisa. Esse é o objetivo do ‘Consultório na Rua’, realizado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com o Centro de Referência Especializado para população em situação de Rua (Centro POP), e a Secretaria Municipal de Saúde.

O ‘Consultório na Rua’ é uma modalidade de serviço oferecida pelo Sistema Único de Saúde para as populações em situação de rua. É formado por uma equipe multiprofissional que desenvolve ações articuladas e integradas, por meio de atividades itinerantes e, quando necessário, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é ampliar o acesso dessa população em situação de vulnerabilidade aos serviços de saúde no município.

Os atendimentos contaram com palestras ministradas pelos profissionais, que forneceram informações sobre os cuidados de higiene bucal e orientações sobre o programa Consultório na Rua, uma parceria que visa proporcionar assistência social para a população em situação de rua. Após a palestra, foram distribuídos kits de higiene bucal contendo escova de dentes, creme dental e fio dental para os presentes. Além da equipe do Consultório na Rua, a ação contou com a participação da turma do 8º período do curso de Psicologia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema).