Preocupada com o aumento de registro de casos de dengue no país, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), está intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, por meio da Semana Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti. A programação, que acontece de 11 a 15 de março, tem parceria com a Vigilância Epidemiológica, Programa Saúde na Escola e o Centro de Convivência da Rede de Assistência Social.

Um teatro de fantoches para estudantes de 6 a 10 anos da E. M. Antenor Gomes Viana Júnior abriu a programação. “Além de divertir as crianças, o teatro tem principalmente a intenção de levar informações sobre as formas de prevenção. De maneira lúdica, os bonecos também fazem demonstrações de como combater os criadouros”, explica Maryanne Morais, supervisora do Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da UVZ.

Segundo Ethmiriam Torres, integrante do Programa Saúde na escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde falou sobre a temática abordada. “A temática sobre o Aedes faz parte de uma das 14 atividades do qual o programa trabalha, sempre em parceria com UBS, UVZ e escola”.

A diretora escolar, Soraya Coelho lembrou a importância da unidade entre educação e saúde. “É de suma importância essa integração que a Saúde faz com a Educação, de trazer esses conhecimentos para os alunos, essas orientações, e com certeza eles repassam em casa, de modo especial nesse tempo chuvoso, quando o mosquito mais se propaga”.

“Eu já tive Dengue, com manchas no braço, dor de cabeça, febre. Entendi que é uma doença que vem do mosquito que bota ovo, que gosta de água parada, e por isso que a gente não pode deixar tanque aberto, ter cuidado com coisas que acumulem água”, destacou o estudante Francisco da Silva.

Palavras chaves: ,