A conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti, também tem como público-alvo as crianças e adolescentes, durante a Semana Municipal Mobilização contra o Aedes aegypti. A programação está sendo desenvolvida em instituições públicas que reúnem jovens em bairros que têm maiores índices de infestação do mosquito e registro de casos de dengue, chikungunya e Zika.

Na terça-feira (12), foi realizado um bate-papo no Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com os Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Trezidela, incluindo Hugo Mariano, representante do PSE, com os estudantes do Ensino Médio da U. I. Dias Carneiro.

Na ocasião, a estudante Michele Medeiros relatou que no ano passado teve dengue e que durante a palestra aprendeu a se prevenir muito mais.

“Na palestra, pude aprender mais, para evitar de contrair a doença de novo e me proteger e proteger meus familiares”.

“Quando há a parceria da UVZ, UBS, aluno, escola e comunidade, o resultado é sempre o melhor, e principalmente nesse tempo chuvoso, entenderem que não pode deixar acumular água para a proliferação do mosquito”, lembra Tânia Maria, gestora.

Ainda na terça, no turno vespertino, foi a vez das crianças assistidas do Centro de Convivência do bairro Salobro, que recebeu a equipe do NESPE e os agentes do programa das Arboviroses para importantes orientações contra o Aedes.

“Uma tarde rica em conhecimento. Mesmo o público sendo criança, mas a gente observa que estão atentos e repassam para os pais para se prevenir”, comentou a supervisora, Maria Rita.

“A parceria com a UVZ nos proporciona, além das orientações aos alunos, levarmos dados importantes e um conhecimento mais técnico sobre as arboviroses”, destacou o agente de saúde Hugo Mariano, que também esteve presente na ação lúdica do dia seguinte, quarta-feira (13), na U. I. M. Leôncio Alves, localizada no bairro Campo de Belém.