A Unidade Escolar Municipal Monsenhor Gilberto Barbosa, localizada no Centro de Caxias (MA), foi totalmente revitalizada. A escola foi construída há mais de 50 anos e manteve a sua aparência original, mas foi renovada e equipada com novas instalações, ganhando novo piso, climatização em todas as salas, novas carteiras, melhorias hidráulicas e elétricas, além cantina e banheiros.

A escola possui quatro salas de aula, atende aproximadamente 200 alunos do 1º ao 5º ano, e tem um dos melhores Índices de Desenvolvimentos da Educação (IDEB) do município, 6,0. Com a reforma, a gestão acredita que os alunos vão entregar ainda mais resultados para a educação municipal.

“Era algo que a gente sonhava, era essa reforma. É uma escola que tem um dos melhores IDEBs do município, e vamos trabalhar para continuar assim. Os pais e responsáveis esperavam essa reforma. E, nos últimos 30 dias conseguimos esta reforma, e toda a comunidade escolar está de parabéns”, disse Luciana Sousa, gestora escolar.

A reforma da unidade de ensino, eleva para mais de 80 escolas reformadas, ampliadas e construídas pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), de 2023 a 2024.

“A gestão do Prefeito Fábio Gentil não para. A gente sabe que a educação é o presente, mas também é o futuro do nosso país. E, ver a Prefeitura de Caxias investir em educação é motivo de muita satisfação”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“Aqui é uma revitalização, porque é um prédio que tem mais de 50 anos. E, nós estamos revitalizando, porque educação é o presente e o futuro. O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil e o secretário, Gentil Neto, fizeram essa grande reforma, permanecendo os traços antigos e climatizando a escola”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

“Era uma escola que precisava de uma reforma. A estrutura da escola era muito antiga, tinha áreas muito pequenas, fizemos algumas modificações, os banheiros foram aumentados. Também reformamos a pracinha ao lado da escola, e climatizamos a escola. Com certeza, estamos felizes por entregarmos mais uma escola para a população de Caxias nesse mutirão de hoje”, disse Gentil Neto, secretário municipal de Infraestrutura.

“A escola Gilberto Barbosa tinha esse sonho de melhorar, climatizar, dando qualidade para que a nota do IDEB continue cada vez ampliando. Eu tenho certeza, que a forma que fomos recebidos pelos pais, as crianças, os funcionários da escola, é a demonstração de que a nossa presença no ambiente da educação, nos faz trabalhar a educação cada vez mais em Caxias”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).