O encerramento da Semana Municipal de Conscientização sobre o Aedes aegypti em Caxias foi realizado na última sexta-feira (15), com uma ação em massa para combater o mosquito no bairro Trezidela e uma palestra na Unidade Integrada Municipal Jacira Gonçalves Vilanova, localizada no bairro Fumo Verde.

A mobilização social na Trezidela aconteceu pela manhã e iniciou no posto de saúde do bairro, com a participação de profissionais da área, agentes comunitários de saúde, agentes de combate as endemias e estudantes. O objetivo era informar os moradores sobre o Aedes e suas implicações.

“Apesar de fazermos esse trabalho de orientação diariamente, nesse período a gente consegue reforçar, ainda mais com a presença dos agentes de endemias, nos dando mais credibilidade e conhecimentos técnicos sobre o vetor e os perigos que pode trazer para a comunidade”, disse o agente de saúde, Hugo Mariano.

No período vespertino, estudantes do 6º ao 9º ano, da U. I. M. Jacira Gonçalves Vilanova, participaram de uma palestra realizada pelo Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) abordando o assunto.

“Nessa semana realizamos atividades de educação em saúde, de comunicação, de mobilização social e de educação permanente. E é isso que queremos desenvolver em nosso município, estimular a população para realizarem as medidas preventivas em casa, saber o que é um criadouro, poder disseminar informações sobre os perigos que um mosquito desse pode causar”, frisou a supervisora do NESPE, Maryanne Morais.

“Nós estamos na Unidade de Vigilância de Zoonoses focados no que diz respeito às arboviroses. Estamos vendo no país inteiro o que está acontecendo e em Caxias, no estado do Maranhão, não vai ser diferente. Temos dados que dizem que nas próximas semanas estaremos com uma situação acentuada. E o que queremos com esse trabalho é conscientizar as pessoas de suas responsabilidades nesse combate”, observou Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Na quinta-feira (14), houve mais uma atividade lúdica para estudantes, desta vez na Unidade Integrada Municipal Marly Sarney, localizada no bairro Itapecuruzinho, com crianças com idades entre 06 e 10 anos.