A Escola de Música Municipal Maestro Josino Frazão, já iniciou as aulas para o ano letivo de 2024. Nessa quarta-feira (20), foi ministrada a segunda aula desse semestre. A unidade dispões de diversos cursos gratuitos de instrumentos, como: Violão, Cavaquinho, Clarinete, Ukulele, Flauta Doce, Trombone, Sax, Teclado, Bateria e Técnica vocal.

O diretor da escola, Elton Rabelo, falou sobre o funcionamento do ano letivo, “A gente segue o mesmo padrão da educação básica. São dois semestres, o curso tem uma carga horária de 96h, inicia em março, tem um recesso em julho, retornamos em agosto e encerramentos em dezembro”, explicou.

O professor de violão, Rogerio Dumont, explicou sobre a metodologia utilizada, “Passamos a iniciação musical, a teoria de onde surgiu a música e o som, e ao mesmo tempo, incentivando os alunos a ter gosto de pegar o instrumento e, aos pouquinhos, eles vão pegando pratica e teoria” frisou.

O aluno da aula de violão, Davi Paulo, destacou o interesse pela música. “Sempre tive contato com a música e sempre gostei, também sempre quis aprender a tocar um instrumento. O violão é meu instrumento preferido, quando soube que tinha esse curso, eu já quis fazer, por isso fiz minha inscrição e vai ser a forma de aprender e mostrar meu trabalho futuramente”, contou.

Apesar do ano letivo já ter se iniciado, a escola continua recebendo matriculas. Os interessados devem se dirigir a secretaria da unidade, localiza no prédio do Restaurante Popular Zé Gentil (antiga União Artistica Operária Caxiense) e apresentar RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Menores de idade devem estar acompanhado dos pais ou responsáveis.

Os cursos são disponíveis para adultos e crianças a partir de 9 anos. José Ferreira por exemplo, levou o filho, e acabou também se matriculando nas aulas. “Eu matriculei o menino, mas como ele era muito pequeno eu vim, passei a frequentar, gostei e estamos juntos agora. A música é muito boa, a gente que trabalha o dia todo, aprender é muito bom”, disse José Ferreira, aluno.

O cantor RB, também está aprendendo a tocar teclado, que veio buscar conhecimentos para melhorar a parte de composições. “Eu acredito que para melhorar as minhas composições eu tenho que aprender um instrumento, por isso que eu busquei o teclado”, destaca RB, Cantor.

“Esta escola é muito importante para a nossa cultura. Esses alunos, quando chegar o final do ano, terão um grande proveito. Nós vamos fazer uma cultura melhor ainda. A cada semestre a gente faz uma apresentação no final do ano para que ele possa mostrar o que aprendeu”, disse Valter Santer, professor.