Nessa sexta-feira (22), em todo o país, foi celebrado o Dia Mundial da Água, com a temática: “Pequenas iniciativas para um futuro sustentável”. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), promoveu uma programação especial com os alunos do 6º ano do Colégio Militar 2 de Julho.

A ação educativa envolveu palestra sobre a questão hídrica, tratamento e o uso consciente da água potável, como forma de estimular, nas futuras gerações o debate e as boas práticas dentro e fora de casa.

“Essa é a melhor maneira de desenvolvermos a questão da sustentabilidade. É de extrema relevância trazer o público jovem para conscientizá-lo sobre as necessidades de preservação do nosso planeta. A água é um bem limitado, como enfatizado aqui, e possui valor econômico. Portanto, devemos tentar reduzir o uso da água através de boas práticas e sustentabilidade, para que esse recurso limitado se prolongue para as futuras gerações”, ressaltou o Coordenador de Meio Ambiente, Erick Lima.

Foi lançado um desafio para os estudantes como tarefa de casa: eles irão elaborar um jornal mural sobre “Pequenas iniciativas para um futuro sustentável”, no qual irão dividir as funções, elaborar notícias e reportagens, e registrar os fatos, ou seja, todas as etapas de um jornal que será fixado no pátio da escola para que toda a comunidade educacional possa conhecer.

“A proposta do jornal mural é fazer os estudantes do sexto ano aqui do Colégio 2 de Julho atuarem como repórteres. Eles irão elaborar textos informativos e opinativos para o jornal mural, coletar informações sobre iniciativas sustentáveis na escola, no bairro e na cidade. Este trabalho possibilita que eles tenham um novo olhar sobre a realidade e, ao contarem essas histórias no jornal, irão despertar o interesse dos pais, professores e demais estudantes para também contribuírem para a construção de um futuro mais sustentável”, explicou a Assessora de Comunicação do SAAE Caxias, Sabrina Sousa.

“Este exercício cognitivo que eles irão fazer a partir da confecção desse mural é importantíssimo. A palestra já foi algo que deu um norte, direcionando-os para a confecção deste material, e com certeza irá solidificar esse conteúdo que é crucial para suas vidas”, elogiou o Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar Francinaldo.

Desperdício de água

Atualmente, a população mundial enfrenta desafios significativos em relação à disponibilidade e qualidade da água. Mudanças climáticas, urbanização desenfreada, poluição e uso irresponsável dos recursos hídricos, que inclui o desperdício, são ameaças que exigem ação imediata.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, o desperdício de água potável aumentou pelo sexto ano consecutivo no país. Em 2015, 36,7% da água potável produzida no Brasil foi perdida durante a distribuição, e em 2021, esse índice atingiu 40,3%.

Isso representa, na prática, que a cada 100 litros de água captada pela natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem devido a vazamentos na rede de abastecimento, fraudes, “gatos” e outros problemas.

Ainda de acordo com o ranking do desperdício por Estado, o Maranhão é o 5º Estado com mais perdas na distribuição de água, ficando atrás de Amapá, Acre, Roraima e Rondônia.

E para combater o desperdício de água potável, o SAAE – Autarquia responsável pelos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário de Caxias – conta com uma equipe exclusiva para a retirada de vazamentos e ligações irregulares. Somente no ano passado, a equipe de engenharia do SAAE Caxias retirou mais de 2.300 vazamentos da rede de abastecimento das zonas urbana e rural da cidade.

Dia Mundial da Água

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, como uma iniciativa global para destacar as questões cruciais relacionadas à água e promover a conscientização sobre a importância desse recurso vital. A cada ano, o Dia Mundial da Água aborda temas específicos para enfatizar diferentes aspectos relacionados à gestão, preservação e utilização sustentável da água.