As atividades da Campanha “Caxias contra o mosquito”, continuam acontecendo em toda a cidade. E, nessa sexta-feira (22), a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Volta Redonda, em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses, acadêmicos de enfermagem do UniFacema e estudantes das escolas Tia Joana e Antônio Edson realizou uma caminhada de sensibilização de combate ao mosquito Aedes aegypti pelas ruas do bairro.

Na ação, além de orientações e informações sobre as doenças causadas pelo mosquito aos moradores do bairro, as equipes também realizaram retiradas de possíveis criadouros do Aedes aegypti de casas e estabelecimentos.

Segundo o enfermeiro da UBS Volta Redonda, José Nilton, o evento acontece todos os anos.

“Esse já é um evento anual, organizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, para educação e conscientização para o combate ao Aedes aegypti. Vamos sair por todas as ruas e todas as residências”, disse.

“Estamos aqui com uma gama de pessoas que vão fazer com que esse trabalho possa chegar aos domicílios, e que as pessoas comecem a pensar sobre o que pode estar acontecendo aqui no bairro Volta Redonda. É muito importante que todos nós façamos essa revolução e a sociedade participe dela, para que juntos possamos combater o Aedes aegypti com muita eficiência”, frisou Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

A Agente Comunitária de Saúde, Marla Antônia, destacou o trabalho realizado de combate às arboviroses.

“O trabalho é de sensibilização e conscientização da comunidade para os cuidados, de não deixar acumular água para a proliferação do mosquito. Passamos todas as orientações de como manter a casa ou ambiente de trabalho limpos”, contou.

“É muito importante, agrega no conhecimento do acadêmico. Também é importante alertar a população quanto à eliminação dos focos para evitar a transmissão da doença”, finalizou o acadêmico de enfermagem, Cleber Gomes.