A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), apresentou para representantes de pais, alunos, professores, gestores, conselhos, secretários municipais e vereadores, o Plano da Primeira Infância, que terá validade por 10 anos em Caxias (MA).

“Nós estamos considerando um plano feito a muitas mãos, para que nós possamos fazer políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos, para que eles possam ter políticas voltadas para a saúde, educação, esporte, e as crianças possam ter o que determina a Constituição Brasileira. Agora estamos apresentando aqui, para que ele possa ir para a Câmara Municipal. E, aprovado vire um Decreto Lei, porque esse Plano é para 10 anos”, explica Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

O plano busca olhar a criança de 0 a 6 anos, de uma forma holística em todas as dimensões: da saúde à educação, da cultura ao esporte, do meio ambiente à assistência social, dentre outras.

“O Plano como um todo é muito importante para o município. Atendemos esse público no Programa da Primeira Infância e no Programa Criança Feliz. Ele vem com o objetivos, metas e estratégias para que a gente tenha um desenvolvimento integral da Primeira Infância no Município”, disse Aline Raynara, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“A gente ver que hoje em dia tem muitas crianças, que poderiam estar melhor, que até têm o acompanhamento devido na escola, mas não têm em casa. Os pais têm que fazer esse acompanhamento, e não cobrar apenas da escola”, disse Layane Alves, mãe.

O Plano será encaminhado à Câmara Municipal de Caxias, para ser aprovado. Só após a sanção do Prefeito Municipal, as metas serão perseguidas pela próxima década em Caxias.

Nós observamos que a primeira infância é a fase mais importante da criança. Uma criança de 6 anos, ela aprende muito mais do que o resto de sua vida. Acreditamos que o projeto está perfeito. Esperamos que essa gestão o aprove”, disse Darlan Almeida, vereador.